Colletotrichum acutatum SENSU LATO ASSOCIADA A ANTRACNOSE EM FOLHAS DE CACAU NO BRASIL (Colletotrichum acutatum SENSU LATO ASSOCIATED WITH ANTHRACNOSE IN CACAO LEAVES IN BRAZIL)

Autores

  • Matheus Gomes Lessa Feijó Universidade Federal de Alagoas
  • Nayana Bruschi Infante Universidade Federal de Alagoas
  • Antonio Duarte do Nascimento Universidade Federal de Alagoas
  • Tiago Jorge de Araújo Barbosa Universidade Federal de Alagoas
  • Frederico Monteiro Feijó Universidade Federal de Alagoas
  • Iraildes Pereira Assunção Universidade Federal de Alagoas
  • Gaus Silvestre de Andrade Lima Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Cacauicultura, Doenças foliares, filogenia

Resumo

O cacaueiro (Theobroma cacao L.) apresenta grande importância econômica para mais de 50 países. Contudo a cacauicultura brasileira tem passado por sérias dificuldades decorrentes de problemas fitossanitários, como a antracnose. Essa doença já foi relatada em muitos países, sempre associada a espécies do gênero Colletotrichum. No Brasil, os principais agentes etiológicos da doença são C. gloeosporioides e C. crassipes, no entanto, apenas dados morfológicos foram utilizados no processo de identificação, caractere este, considerado insuficiente na separação de espécies pertencentes a esse grupo fúngico. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar espécies de Colletotrichum associados à antracnose do cacaueiro. Folhas de cacaueiro, apresentando sintomas de antracnose, foram coletadas nos municípios de Igrapiúna, Bahia, Brasil. No laboratório foram realizados isolamentos indiretos, obtenção de culturas monospóricas e posteriormente, testes de patogenicidade. As identificações foram realizadas através de características morfoculturais e por filogenia utilizando sequências nucleotídicas parciais do gene GAPDH. Um isolado (C27) foi obtido e através da comparação com sequências no NCBI, utilizando a ferramenta BLAST, confirmou 99% de identidade com Colletotrichum sp., pertencente ao Complexo Acutatum. Além disso, uma arvore filogenética de Inferência bayesiana foi reconstruída para o conjunto de dados de Colletotrichum spp. pertencentes ao Complexo Acutatum para o gene GAPDH, que confirmou que nosso isolado pertence a este complexo, que agrupou preliminarmente nosso isolado com a espécie C. limetticola. Contudo, esse é o primeiro relato de Colletotrichum acutatum latu senso associada a antracnose em folhas de cacau no mundo.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Feijó, M. G. L., Infante, N. B., Nascimento, A. D. do, Barbosa, T. J. de A., Feijó, F. M., Assunção, I. P., & Lima, G. S. de A. (2020). Colletotrichum acutatum SENSU LATO ASSOCIADA A ANTRACNOSE EM FOLHAS DE CACAU NO BRASIL (Colletotrichum acutatum SENSU LATO ASSOCIATED WITH ANTHRACNOSE IN CACAO LEAVES IN BRAZIL). Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 10(1), f08. Recuperado de https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/7877

Edição

Seção

SIMPÓSIO EM PROTEÇÃO DE PLANTAS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>