Colletotrichum acutatum SENSU LATO ASSOCIADA A ANTRACNOSE EM FOLHAS DE CACAU NO BRASIL (Colletotrichum acutatum SENSU LATO ASSOCIATED WITH ANTHRACNOSE IN CACAO LEAVES IN BRAZIL)
Palavras-chave:
Cacauicultura, Doenças foliares, filogeniaResumo
O cacaueiro (Theobroma cacao L.) apresenta grande importância econômica para mais de 50 países. Contudo a cacauicultura brasileira tem passado por sérias dificuldades decorrentes de problemas fitossanitários, como a antracnose. Essa doença já foi relatada em muitos países, sempre associada a espécies do gênero Colletotrichum. No Brasil, os principais agentes etiológicos da doença são C. gloeosporioides e C. crassipes, no entanto, apenas dados morfológicos foram utilizados no processo de identificação, caractere este, considerado insuficiente na separação de espécies pertencentes a esse grupo fúngico. O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar espécies de Colletotrichum associados à antracnose do cacaueiro. Folhas de cacaueiro, apresentando sintomas de antracnose, foram coletadas nos municípios de Igrapiúna, Bahia, Brasil. No laboratório foram realizados isolamentos indiretos, obtenção de culturas monospóricas e posteriormente, testes de patogenicidade. As identificações foram realizadas através de características morfoculturais e por filogenia utilizando sequências nucleotídicas parciais do gene GAPDH. Um isolado (C27) foi obtido e através da comparação com sequências no NCBI, utilizando a ferramenta BLAST, confirmou 99% de identidade com Colletotrichum sp., pertencente ao Complexo Acutatum. Além disso, uma arvore filogenética de Inferência bayesiana foi reconstruída para o conjunto de dados de Colletotrichum spp. pertencentes ao Complexo Acutatum para o gene GAPDH, que confirmou que nosso isolado pertence a este complexo, que agrupou preliminarmente nosso isolado com a espécie C. limetticola. Contudo, esse é o primeiro relato de Colletotrichum acutatum latu senso associada a antracnose em folhas de cacau no mundo.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.