Neopestalotiopsis ASSOCIADAS A MANCHAS FOLIARES NA CULTURA DO CACAU EM ALAGOAS
Palavras-chave:
Theobroma cacao, Doenças foliares, TaxonomiaResumo
O cacaueiro (Theobroma cacao L.) é uma cultura de grande importância social e econômica para população mundial. No Brasil o estado da Bahia é o maior produtor, contribuindo com cerca de 54% da produção nacional. A cultura é hospedeira de diversos agentes fitopatogênicos que são responsáveis por causarem manchas necrótica em folhas, como espécies fúngicas Pestalotiopsis-like. O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar isolados pertencentes ao complexo Pestalotioid associadas a manchas foliares na cultura do cacau. Folhas de cacaueiro apresentando lesões necróticas, foram coletadas em plantio comercial no município Boca da Mata no estado de Alagoas. No laboratório foram realizados isolamentos indiretos, obtenção de culturas monospóricas e testes de patogenicidade. A identificação dos isolados foram baseadas na caracterização morfoculturais (estruturas reprodutivas do patógeno, índice de crescimento micelial e coloração das colônias) e uso da região ITS-rDNA. Foram obtidos três isolados pertencentes ao gênero Neopestalotiopsis e identificados como Neopestalotiopsissp. (região ITSrDNA). As características morfoculturais confirmam que os isolados pertencem a este gênero fúngico, principalmente pelas observações das características de coloração das células medianas dos conídios (versicolor) que diferenciam o gênero Neopestalotiopsis dos demais gêneros do complexo Pestalotioid. Esse é o primeiro relato do gênero Neopestalotiopsis infectando folhas de cacau no Brasil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.