Fusarium spp. ASSOCIADAS A MANCHA-MARROM DA PALMA FORRAGEIRA MIÚDA
Palavras-chave:
Nopalea cochenillifera, Doenças da palma, Análise polifásicaResumo
A mancha marrom é considerada uma das principais doenças da palma forrageira miúda (Nopalea cochenillifera) no nordeste brasileiro. Sendo o gênero Fusarium frequentemente associado a doença nessa região. Assim, este trabalho objetivou identificar e caracterizar espécies de Fusarium associadas a mancha-marrom da palma miúda. Para tanto, foram coletados cladódios de palma miúda com sintomas da doença no município de Estrela de Alagoas no estado de Alagoas. Inicialmente no laboratório realizou-se isolamentos e teste de patogenicidade. As análises moleculares foram feitas com base nas sequencias nucleotídicas parciais do gene translation elongation factor (EF1-α). As análises morfológicas foram baseadas nas estruturas reprodutivas do patógeno como tamanho e forma dos conídios (micro e macroconídios) e índice de crescimento micelial e coloração das colônias. Três isolados patogênicos foram obtidos, COUFAL-0210, COUFAL-0211, COUFAL-0212. As sequências nucleotídicas obtidas foram comparadas com sequências do NCBI, utilizando a ferramenta BLAST, que confirmou 99 de identidade com a espécie Fusarium sp. espécie do complexo incarnatum-equiseti. Além disso, os isolados obtidos agruparam com outras espécies de Fusarium sp. em uma árvore filogenética de Inferência Bayesiana gerada com base em sequencias do gene EF1-α. As análises morfológicas estiveram em consenso com a molecular. Essa é a primeiro relato de Fusarium sp. espécie do complexo incarnatum-equiseti associado a mancha-marrom da palma forrageira miúda no estado de Alagoas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.