ALTERAÇÕES EM EXAMES LABORATORIAIS OCASIONADAS PELA UTILIZAÇÃO DE VITAMINAS
Palavras-chave:
Vitaminas, Interferências, Exames laboratoriaisResumo
Vitaminas são micronutrientes essenciais ao metabolismo de compostos orgânicos. Suas necessidades diárias variam, mormente segundo características fisiológicas individuais. Estudos têm apontado grande número de interferências analíticas, in vivo e in vitro, das vitaminas em diversos parâmetros do diagnóstico laboratorial e esse fato vem despertando a atenção de analistas e pesquisadores para a investigação de metodologias que minimizem falsos resultados advindos dessas interferências. O presente estudo teve como objetivo apurar as possíveis interferências, sejam elas in vivo ou in vitro, ocasionadas por vitaminas nos exames laboratoriais. De acordo com a literatura pesquisada - artigos de autores primários , em língua inglesa e portuguesa, disponíveis nos bancos de dados do Scielo, Pubmed e Google acadêmico, encontrados a partir dos descritores vitaminas e interferências laboratoriais -, verificou-se que vitaminas do complexo B, além das vitaminas C, D e E são as maiores causadoras de interferências nos procedimentos analíticos de laboratório. As interferências encontradas foram muito abrangentes, percorrendo desde resultado falso negativo para glicemia até alteração na excreção e reabsorção de íons, como o fosfato, através de mecanismos fisiológicos diversos, como por exemplo, diminuição dos níveis de ácidos nucleicos e participação em reações de oxirredução. Todavia, destaca-se sobretudo a função desses componentes como cofatores de enzimas atuantes em diversas reações metabólicas essenciais à manutenção do bom funcionamento do organismo. De modo geral, ocorre maior número de interferências in vivo em virtude do consumo, muitas vezes indiscriminado, de complexos vitamínicos em altas doses e sem prescrição médica. Conclusão: Diante dos resultados rificou-se que as vitaminas podem constituir um obstáculo para o diagnóstico laboratorial preciso. Para tentar evitar esse tipo de interveniente é necessário que o responsável pelo laboratório oriente de forma correta seus pacientes quanto ao consumo imoderado de vitaminas no período que antecede a coleta de amostras para fins diagnósticos.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.