ANÁLISE DOS POSSÍVEIS RISCOS DE INCIDENTES E ACIDENTES TRAUMÁTICOS EM AMBIENTES DE ACADEMIAS
Palavras-chave:
Academias esportivas. Treinamento Físico. Prevenção de AcidentesResumo
A prática de atividades físicos em academias vem ganhando adeptos. Em virtude disso, é de extrema importância saber qual o perfil desses praticantes, para que se possa avaliar os impactos que os exercícios físicos acarretam para a saúde dessa população. Então através da análise de incidentes e acidentes, é possível melhorar a segurança neste ambiente, através da reorganização do espaço, e de equipamentos, além das orientações de segurança aos usuários. Além da extrema importância de alertar os funcionários sobre quais medidas devem ser adotadas para diminuir os riscos de agravamento diante de um acidente em ambientes de academias. Para a realização do trabalho foi feita uma busca dos dados nas bases do Pubmed, Medline e Google scholar, totalizando 38 trabalhos analisados, em que os critérios de escolha se deu através de um refinamento pela leitura do resumo. Infelizmente são poucas as informações epidemiológicas sobre as lesões interligadas ao treinamento resistido muscular, e na literatura é nítida as mais variadas contradições e as inúmeras orientações nas estratégias adotadas para a prevenção de lesões, em que muitas vezes é bem mais baseada no senso popular do que na ciência esportiva muscular. O aumento na carga de peso ou o aumento errôneo no número de repetições são frequentemente citadas tendo como causas as lesões. Os incidentes e acidentes que são comumente observados na academia indicam a necessidade de ampliação do espaço interno, melhorar a proteção dos equipamentos e alertar aos usuários quanto à utilização segura dos mesmos. É necessária a realização da avaliação de incidentes e acidentes nas academias, pois possibilitam a identificação das causas de ocorrências indesejadas, estimulando a adoção de medidas para que novas ocorrências sejam evitadas. Além disso é necessário existirem treinamentos com os funcionários sobr
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.