A CONTRIBUIÇÃO DO PROERD NO ENSINO REGULAR: CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Palavras-chave:
PROERD. Educação. Drogas.Resumo
O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, trata-se de um projeto que foi desenvolvido em Los Angeles nos Estados Unidos em 1983, como proposta para orientar crianças e adolescentes sobre os riscos e consequências de envolvimento com drogas, visando assim, a prevenção como proposta de evitar índices crescentes de prisões entre crianças e adolescentes por ocasião do contato, uso ou abuso de drogas, que acarretava na prática de outros crimes, e, depois de três décadas, hoje está implantado em mais de 50 países. O PROERD consiste em levar informações sobre as drogas e suas consequências de uma maneira lúdica e pedagógica construindo através de informações uma mentalidade entre os discentes de forma que esses em um primeiro contato direto ou indireto com as drogas estejam preparados para de forma confiante recusar a oferta, pois no decorrer das aulas são repassadas orientações de possíveis consequências sociais, orgânicas, econômicas e de relações humanas, quando por muitas vezes se fecham portas nas oportunidades de empregos, seja pelo preconceito e ou pelo medo, como também em outro aspecto podem surgir problemas de saúde em decorrência ao uso de drogas lícitas ou ilícitas. As lições ocorrem tendo o aluno como protagonista e não mero expectador, pois instiga os alunos a participarem de forma ativa nas aulas. O objetivo deste artigo é apresentar como ocorre o desenvolvimento desse projeto, onde ocorre, sua efetividade, importância para a juventude e em especial para melhoria no aprendizado e na disciplina dentro da escola. Será utilizado o material didático do curso e documentos elaborados por escolas através de núcleo gestor e professores, como também uma revisão de literatura, apresentando uma metodologia quanti-qualitativa. O artigo por si só não é capaz de mensurar a positividade e a relevância do PROERD dentro das escolas, onde o policial militar que é o instrutor ministrante das lições, além de quebrar o ranço entre os militares e a sociedade civil através dos alunos e a presença dos professores durante as aulas, procura construir uma mentalidade no combate às drogas ao mesmo tempo em que conscientiza crianças e adolescentes através de uma pedagogia cidadã os preparando para um caminho livre das drogas e consequentemente dos crimes que estas envolvem, ajudando indiretamente os familiares e a escola. Conclui-se diante dos resultados que o PROERD, diferentemente de palestras isoladas sobre drogas que acontecem em escolas de forma esporádica ou em virtude de alguma proposta em currículo transversal, consegue um resultado maior na luta contra as drogas pela presença constante, consecutiva e ininterrupta por um semestre letivo, refletindo também nos resultados educacionais.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.