Caracterização fenotípica de colmeias de Apis mellifera em Catolé do Rocha, Paraíba
Palavras-chave:
Mel, Melhoramento, ProdutividadeResumo
A apicultura vem evoluindo recentemente em todo o mundo, de forma a incrementar os níveis de produtividade e a padronização de seus processos. Altos níveis de produção só podem ser alcançados através do melhoramento de forma simultânea da composição genética dos animais e das condições ambientais. O presente trabalho teve como objetivo caracterizar fenotipicamente colmeias de Apis mellifera. Na cidade de Catolé do Rocha-PB, visando o melhoramento genético participativo (MGP). Foi realizada a caracterização produtiva de mel, cera e própolis nas colmeias. A produção de mel foi estabelecida pela pesagem dos quadros de mel maduro colhidos das melgueiras de cada colônia. Sete colméias foram utilizadas para a coleta das variáveis fenotípicas no período de maio a setembro dos anos 2019, 2020 e maio de 2021. A média de produtividade do mel, cera e própolis por colmeia foi de 4642,2, 516,4 e 17,7 gramas respectivamente, sendo considerada muito baixa para a produção de mel e própolis. O apiário da Universidade Estadual da Paraíba demonstrou estar abaixo da média almejada para a região, o que sugere que novos métodos devem ser adotados para o seu manejo. A análise de correlação indicou correlação positiva, entre as variáveis, mostrando, demonstrando que as mesmas estão de froma suficientemente interligadas. Conclui-se que é possível selecionar colmeias com boa produtividade de mel, cera e própolis, viabilizando seu manejo de forma apropriada. Apesar da apicultura se destacar na região de Catolé do Rocha, faz-se necessário superar as dificuldades, como a falta de estudos para melhorar o aproveitamento das colmeias pelos produtores, programas que possam desenvovler atividades apícolas e assitência técnifica de forma qualificada. A apicultura possui grande importância na região, servindo de alternativa para aspectos econômicos, sociais e ambientais, proporcinando práticas de forma sustentável aos recursos naturais, gerando alimento, trabalho e renda.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.