PRODUÇÃO DE RAINHAS POR COMPARTILHAMENTO DE FAVOS ENTRE APIÁRIOS: MÉTODO EXTRATOR EDIMEL
Palavras-chave:
Extrator Edimel. Rainhas, Seleção Massal, Diversificação e melhoramento genético, PraticidadeResumo
Produzir rainhas saudáveis e ao mesmo tempo melhorar geneticamente as abelhas do apiário é algo interessante aos apicultores. O presente método de produção de rainhas do Apiário Edimel dispensa as complexas práticas de manejo, de materiais e equipamentos. Introduzir novo material genético em apiários com intenção do aumento de produtividade pode ser mais fácil do que se imagina. O apicultor, muitas vezes, ao visitar outros apiários, depara-se com colmeias de alta produtividade, das quais tem interesse em multiplicar. A escolha dessa colmeia é conhecida por Seleção massal, para melhoramento genético. A técnica consiste em abrir a colmeia doadora e retirar um quadro de ninho que contenha ovos de um dia, facilmente identificados por estarem verticalmente posicionados. A escolha do favo contendo ovos é pelo motivo dos ovos eclodirem no 3º dia. Localizada a região dos ovos, utiliza-se uma ferramenta denominada Extrator do Edimel de fácil construção que consiste num cano PVC de 40 mm de diâmetro por 10 cm de comprimento, com uma das pontas serrilhada que, em movimentos circulares cortará o favo num pequeno círculo de 40 mm, preservando os ovos internamente. Este favo, depois de retirado do Extrator deverá ser envolvido em guardanapo ou pano úmido, protegido do sol e do frio e guardado numa caixa de isopor até sua utilização na formação do núcleo de iniciação de realeiras. Este núcleo poderá ser formado dois dias após os ovos serem coletados, e poderá conter apenas um quadro de ninho contendo mel, pólen, crias nascentes e um montante de abelhas nutrizes aderentes ao quadro. Utilizando-se novamente o Extrator do Edimel, cortar o quadro de alimento ao centro, colocando o pequeno favo com ovos no lugar. O alvado do núcleo deverá ser reduzido com um centímetro de abertura. Vistoria em três dias e aguardar a emersão das rainhas no 12º dia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.