Doce de abacaxi com adição de mel de Apis mellifera L.
Palavras-chave:
Valor nutricional. Substituição. Abacaxi.Resumo
A indústria de alimentos busca alternativas para agregar valor econômico e nutricional a produtos relativamente conhecidos como doces. Têm-se procurado alternativa para substituir parcialmente o açúcar artificial no processamento de alimentos e, uma possibilidade é a substituição por mel de abelha que é um adoçante natural. O abacaxi por ser um fruto muito produzido nas regiões tropicais e subtropicais do Brasil e também por ser rico em ácido cítrico, ácido ascórbico (vitamina C), ácido málico e bromelina, vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de doces, geléias e xaropes devido às facilidades do processamento do mesmo. Neste trabalho, objetivou-se elaborar um doce de abacaxi com a substituição do açúcar por o mel de abelha Apis mellifera, quanto as suas características físico-químicas e microbiológicas. O mel que é um adoçante natural utilizado pelo homem desde o início dos tempos agregando valores nutricionais a saúde humana. Para a caracterização das amostras foram realizadas análises de pH, acidez titulável, umidade, cinzas, sólidos solúveis, coliformes a 35ºC, coliformes a 45ºC, Staphylococcus ssp., Salmonella sp./25g e Fungos filamentosos e leveduras. Todas as amostras físico-químicas foram feitas em duplicatas. Considerando os resultados deste trabalho, sugere-se para trabalhos futuros a utilização do mel de Apis mellifera na elaboração de outros doces de frutas, também poderá ser realizada análise sensorial para verificar a aceitação do produto elaborado entre os consumidores. Os resultados físico-químicos mostraram bons resultados dentro da instrução normativa vigente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.