AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CREME TIPO FRAÍCHE OBTIDO A PARTIR DE SORO DE LEITE
Resumo
Creme fraíche é um produto lácteo cultivado, semelhante ao creme de leite, mas com um maior teor de gordura, dando-lhe um sabor e sensação na boca de cremosidade. Recentemente muito tem se falado sobre as proteínas do soro do leite, que além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos bioativos, que atuam como agentes antimicrobianos, anti-hipertensivos, reguladores da função imune, assim como fatores de crescimento. A partir disso, objetivou-se a avaliação microbiológica de creme tipo fraíche obtido a partir do soro de leite bovino, em diferentes formulações. As três formulações (C1, C2 e C3) do produto foram submetidos a análises de qualidade higiênico sanitárias, de acordo com os parâmetros de Coliformes à 45°C, Salmonella spp e Staphylococcus spp , conforme metodologia descrita por Silva (2010). A partir dos resultados encontrados averiguou-se ausência para coliformes à 45ºC e Salmonella spp em todas as amostras. Os dados encontrados para Staphylococcus spp apresentaram valores de 3,33x 10 UFC/g, 5,83x 10 UFC/g e 1,9x 10 UFC/g, nas amostras C1, C2 e C3, respectivamente. Conclui-se que todos os resultados encontrados estão dentro dos padrões, porém, a presença de Staphylococcus spp, mesmo em pequena quantidade, requer melhorias nas etapas de produção e/ou acondicionamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.