AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE IOGURTE NATURAL COM POLPA DE ABACAXI BASE MEL
Resumo
A fermentação da lactose por bactérias lácticas, produzindo o iogurte, é uma técnica que se desenvolveu muito rapidamente no mundo e possui um grande consumo, variando em ingredientes, formas, tipos e em diversas produções, que vão desde as simples, até mais complexas e elaboradas. A adição de ingredientes como frutas minimamente processadas e alimentos naturais auxiliam tanto na aceitação do produto final, quanto o tornando uma refeição mais nutritiva. Dessa forma, objetivou-se a avaliação microbiológica da obtenção de um novo produto, que manteve as características organolépticas dos iogurtes naturais com as propriedades nutritivas do abacaxi e do mel de abelha. As três diferentes formulações do produto foram submetidos a análises de Coliformes à 35°C e à 45°C, Salmonella spp, Contagem total de bactérias aeróbias mesófilas (CTM) e de Psicotróficos, todas seguiram metodologia descrita por Silva (2010). Fronte aos resultados encontrados averiguou-se a ausência para coliformes à 35ºC, à 45ºC, Salmonella spp e Psicotróficos. Os resultados para CTM apresentaram valores de 1x10 UFC/g para a primeira e 1,5x 10 UFC/g para as outras duas. Conclui-se que todos os resultados encontrados estão dentro dos padrões, portanto o alimento foi produzido em condições higiênicas adequadas, podendo ser consumido sem riscos pela população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.