O uso da própolis na odontologia: aplicabilidade clínica no Brasil
aplicabilidade clínica no Brasil
Palavras-chave:
Própolis, Odontologia, TratamentoResumo
A própolis é um produto conhecido e usado pelo ser humano desde os primórdios da civilização, como substância medicinal ou como parte integrante dos unguentos e cremes de embalsamar e ainda para tratar infecções. A aplicabilidade da própolis na odontologia está presente em enxaguatórios bucais e cremes dentais, usados na prevenção de cáries e no tratamento de gengivites e estomatites. Além de fazer parte de experimentos na área de endodontia, cariologia, cirurgia oral, periodontia e patologia oral. O estudo objetivou desenvolver uma revisão integrativa acerca do uso da própolis na Odontologia e sua aplicabilidade clínica. De acordo com os métodos utilizados, a pesquisa trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), do Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE), da Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO) e do MOSAICO - Saúde integrativa. Para a realização da pesquisa foi feito o cruzamento dos descritores: Própolis. Odontologia. Tratamento. A questão norteadora foi: Como é realizado o uso da própolis na Odontologia e sua aplicabilidade clínica? Foram aplicados os critérios de inclusão e exclusão para a realização do cruzamento dos descritores na BVS, a partir dos seguintes critérios: artigos completos disponíveis na integra, monografias, dissertações e teses; publicados no período dos últimos 10 anos, ou seja, entre os anos de 2012 e 2022; que estavam disponíveis nos idiomas português e inglês; além daqueles que apresentavam uma discussão relevante sobre a temática e possuíssem acesso gratuito. Os resultados obtidos a partir da análise dos artigos após ser feito o cruzamento dos descritores na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) apontaram inicialmente 18 trabalhos, dos quais foram extraídas 07 pesquisas das seguintes bases de dados: Biblioteca Brasileira de Odontologia (BBO – Odontologia), LILACS, MOSAICO - Saúde integrativa e MEDLINE. Conclui-se que o estudo demonstra como a própolis pode ser utilizada e como o Brasil pode ganhar cada vez mais destaque no que concerne a sua utilização para fins odontológicos, visando um produto natural, de qualidade, boa aceitação e que seja uma forma acessível de tratamento odontológico à população brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.