Qualificação físico-química de méis comercializados no Sertão Paraibano
Keywords:
Comércio; Qualidade; MelAbstract
O mel é um produto natural de textura viscosa e açucarado, produzido por abelhas a partir do néctar das flores. É utilizado como fonte energética, antibacteriana, anti-inflamatória e imunológica, sendo compostas por açucares e também pequenas quantidades de vitaminas, minerais e antioxidantes. Sua qualidade é avaliada por vários parâmetros físico-químicos que são importantes para sua caracterização, e primordial para garantir a qualidade deste produto no mercado, além de poder determinar o grau de maturidade, pureza e deterioração. Assim, o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a qualidade de méis comercializados em três cidades do sertão paraibano. Foram realizadas análises físico-químicas de pH, Umidade, Acidez, Sólidos Solúveis Totais e Açucares Redutores em cinco amostras de méis, conduzidas no laboratório do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Campus Pombal-PB. As análises foram realizadas em triplicata. Para pH os valores variaram de 3,3 (L4) a 5,8 (L3), para umidade obteve-se valores de 12,3% (L3) a 18,6% (L1 e L2), estando dentro dos limites estabelecidos pela legislação vigente. As análises de acidez obtiveram médias máximas e mínimas correspondendo a 8,22% e 2,18% para as amostras L5 e L2, respectivamente, atendendo ao valor recomendo que deva está abaixo de 50 mEq/Kg. No que diz respeito às quantidades de sólidos solúveis, as amostras se mostraram estatisticamente similares, com valores entre 79,1°Brix (L5) e 81,4°Brix (L1 e L2). Para o parâmetro de açucares redutores, ocorreu uma variação significativa da amostra L1, que apresentou valor de 70,63%, comparada com as demais amostras, estando as demais abaixo da quantidade estabelecida pela legislação, sendo inferior a 65%. De maneira geral, os resultados obtidos mostram que 80% das amostras de méis apresentaram-se fora dos padrões estabelecidos. Apenas a amostra L1 atendeu a todos os parâmetros podendo ser então, comercializada.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Deborah Margarida Pereira Januário, Nayara Felix da Silva, Thais Ribeiro Luna de Melo, Ana Luisa de Medeiros Oliveira, Giovanna Dantas de Oliveira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.