Caracterização físico-química e valor calórico de sanduíches naturais comercializados na cidade de Juazeiro do Norte - CE
Abstract
Os grandes avanços científicos e tecnológicos ocorridos nos últimos anos nos mais diversos setores das atividades ligadas ao agronegócio têm propiciado o surgimento de novos produtos (exemplo: produtos derivados da soja, do trigo) destinados a um público consumidor cada vez mais esclarecido e interessado em novidades que atendam às suas necessidades (Camardelli, 2003). No Brasil visualiza-se uma tendência de crescimento no número de refeições realizadas fora do domicílio. Em média, a população brasileira gasta 25% das despesas alimentares em consumo fora de casa, de acordo com a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Associação Brasileira de Bares e Restaurante (ABRASEL, 2011). O aumento significativo no consumo de fast – foods tem sido verificado nos últimos anos, revelando tendência de mudança no estilo de vida da população (Vieira, 2001). Isto se deve as facilidades encontradas para a aquisição de alimentos pré-preparados, prontos e congelados no mercado, bem como as inúmeras opções oferecidas por restaurantes fast-foods e self-services (Mattos; Martins, 2000). A comercialização de sanduíches naturais vem crescendo a cada dia em função dos consumidores terem locais de trabalhos cada vez mais distantes de suas residências, desta forma mudando seus hábitos alimentares, optando por uma refeição rápida e de baixo custo. Nessa perspectiva o objetivo desse estudo é avaliar a composição físico química e nutricional de diferentes de sanduíches naturais adquiridos em supermercados da cidade de juazeiro do Norte – CE. As amostras foram adquiridas na qualidade de consumidor, no primeiro trimestre de 2010, e as análises, realizadas com três repetições, no Laboratório de Bromatologia e Química da FATEC - Cariri. Dentre as amostras analisadas a que mais se destacou foi a Nº 05, apresentando maior teor de umidade (63,4 ± 0,5)%, fibras (9,37 ± 0,2)% e Vitamina C (165 Kcal/100g) e baixo teor de lipídios (5,2 ± 0,2)%.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.