A POLUIÇÃO DOS SOLOS DA CIDADE DE CATINGUEIRA SOB A ÓTICA DE ESTUDANTES
Abstract
A poluição do solo por liberação de esgoto e despejo de resíduos sólidos é um dos principais desafios enfrentados em todo o mundo. Por ser a camada mais externa da superfície do planeta, o solo está mais susceptível aos problemas ambientais causados pela ação antrópica. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi avaliar os aspectos da poluição dos solos da cidade de Catingueira, Paraíba, sob a ótica de estudantes do ensino médio público da cidade de Catingueira, Paraíba. Foram realizadas visitas em diversos pontos da cidade identificando focos de possíveis contaminação química no ambiente, registros com fotografias e análise do possível percurso dessa contaminação. O descarte de resíduos sólidos e esgoto em local inapropriado, próximo à margem do Rio Catingueira ou em terreno baldio localizado na cidade foi a ação antrópica mais frequentemente observada pelos alunos. Quanto à origem dos resíduos sólidos, destacou-se o despejo, direto no solo, e de origem doméstica. Essa pesquisa possibilitou aos estudantes adquiriram um conhecimento interdisciplinar, envolvendo várias áreas do saber, além de uma postura crítica/reflexiva sobre a gestão pública dos resíduos sólidos urbanos, havendo a sensibilização, de maneira transdisciplinar, quanto as suas ações relacionadas ao descarte e destino dos resíduos e preservação dos solos.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.