Manual de Boas Práticas de Fabricação no entreposto de mel em Aparecida,Paraíba
Keywords:
Semiárido. Higiene. Segurança alimentar.Abstract
O mel é basicamente uma solução saturada de açúcares simples (principalmente glicose e frutose) produzido a partir dos néctares das flores que as abelhas coletam e combinam com substâncias específicas produzidas por elas. Esta mistura é armazenada e deixada maturar nos favos. Além dos açúcares, no mel existem pequenas quantidades de sais minerais, vitaminas, enzimas, aminoácidos, substâncias aromáticas, ácidos orgânicos, pigmentos e outras substâncias. A coloração, o aroma e o sabor do mel variam em função das floradas das quais as abelhas coletaram o néctar. A segurança alimentar dessa matéria prima exige cuidados desde o início da sua produção, até sua chegado no entreposto responsável pelo seu beneficiamento. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) trazem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas unidades de extração e beneficiamento do mel a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade do produto. É necessário que a produção do mel seja toda realizada, desde o campo até a entrega do produto, sempre com cuidado, para que as características do mel sejam preservadas, e controlados os riscos de contaminações para garantir um produto seguro. O presente trabalho teve como objetivo realizar a implementação das (BPF) no entreposto de mel da ASPA (Associação dos Apicultores do Sertão Paraibano), localizado na cidade de Aparecida, Paraíba. Com a finalidade de apresentar as principais características das instalações, equipamento e utensílios para a produção e extração do mel e também sensibilizar os manipuladores para a importância da higiene das instalações, equipamentos e utensílios, através de um conjunto de regras simples, demostrando a sua responsabilidade sobre a segurança do mel. Resultando no treinamento qualificado e determinação da equipe manipuladora, tornando-se apta para realizar as instruções passadas durante o treinamento aplicado.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.