Associativismo para a apicultura no município de Triunfo, Paraíba.
Keywords:
Atividade apícola. Associação de apicultores. Sertão paraibano.Abstract
A apicultura vem se destacando como uma das principais e mais promissoras atividades da Região Nordeste, principalmente por seu baixo custo de manutenção e rápido retorno financeiro. No sertão paraibano o município de Triunfo-PB que está localizado na região Oeste da Paraíba destaca-se como sendo um dos principais produtores de mel da região, sendo o associativismo tido como principal responsável por tal destaque. Diante disso, objetivou-se analisar os benefícios proporcionados pela criação do associativismo para a atividade apícola no município de Triunfo no sertão paraibano. A pesquisa foi realizada através de uma entrevista com o presidente da ATACA Mel (Associação Triunfense dos Apicultores) com perguntas estruturadas em setembro de 2017. A associação conta com duas unidades de extração de mel: uma que fica localizada no sítio Cacimba Velha, considerada a maior unidade de extração de mel da associação; e a outra localizada no sítio Três irmãos, esta por sua vez é tida como uma unidade menor de extração. O presidente relatou que
a partir de 2005, se reuniram em um grupo de 10 apicultores, formando a Associação Triunfense dos Apicultores e posteriormente passaram a procurar por cursos de capacitação como forma de se organizar e melhor desenvolver a atividade, oferecidos pelo SENAR, SEBRAE e o IFPB. Seguidamente, procuraram parcerias com o Banco do Brasil, para o acesso ao crédito, e consequentemente adquirir/comprar as colmeias e equipamentos de insumos para o desenvolvimento da atividade apícola de forma profissional. Hoje a associação conta com 40 apicultores espalhados por todo o município tanto na zona rural como na zona urbana, sendo esses com propriedades na zona rural e desenvolvem a atividade. Analisando desde a criação até os dias
atuais, os benefícios que a associação trouxe foram: apicultores capacitados; aumentos significativos da produção de mel; parcerias firmadas com as entidades publicas e privadas; melhoria tanto em relação a questão financeira dos apicultores quanto na questão ambiental do município, levando em consideração que o apicultor é um agente ambiental, se ele desmatar ou
destruir a mata nativa, sua produção estará prejudicada; e com certeza na questão econômica e social, haja vista que a ATACA Mel gera renda em torno dos seus associados que chega a ultrapassar o valor de 600 mil reais por ano. Além disso, a adoção do associativismo proporcionou o destaque que a cidade tem em produção de mel no estado. É possível afirmar então que o
associativismo proporcionou condições para que o produtor obtivesse o crescimento pessoal e profissional, além de compreender melhor as técnicas da atividade apícola e administrativas, contribuindo para o aumento da produção, bem como para o processo de comercialização.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.