VIOLÊNCIA SEXUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO REFLEXIVO
Keywords:
Enfermagem, Infância e Adolescência, Violência Sexual.Abstract
Introdução: A violência contra a criança e ao adolescente é considerada um problema universal, o qual faz milhares de vítimas de forma oculta e dissimulada, e acontece sem obedecer a nenhuma regra, seja rico, pobre, branco, negro, homem ou mulher, não existe distinção para os vitimados. Metodologia:Trata-se de um estudo teórico reflexivo, realizado no mês de setembro de 2018, com base em artigos científicos mais atuais cujo tenha relação com a temática de violência sexual na adolescência. Resultados e Dirscussão: A violência sexual ocorre principalmente com adolescentes do sexo feminino com idades entre 12 e 15 anos, e a maioria das vezes em seu próprio lar. A violência sexual independente da presença de outras ocorrências relacionadas, já acarretam graves prejuízos para a vida da vítima, que levam consigo marcas da violência como consequências físicas, emocionais, cognitivas e comportamentais. Considerações Finais: As vítimas da violência sexual necessitam de um olhar diferenciado, de um cuidado especial porem esse cuidado muitas vezes deixa de ser realizado devido à falta de preparo dos profissionais responsáveis pelo o atendimento.
References
BATISTA, V; MORE, CLOO; KRENKEL, S. A tomada de decisão de profissionais frente a situações de abuso sexual infanto-juvenil: uma revisão integrativa. Mudanças – Psicologia da Saúde, 24 (2) 49-63, Jul.-Dez., 2016.
FLORENTINO, BRB. As possíveis consequências do abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes. Fractal, Rev. Psicol. [online]. 2015, vol.27, n.2, pp.139-144. ISSN 1984-0292. http://dx.doi.org/10.1590/1984-0292/805.
HOHENDORFF, JV; HABIGZANG, LF; KOLLER, SH. Psicoterapia para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual no Sistema Público: Panorama e Alternativas de Atendimento. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 35, n. 1, p. 182-198, Mar. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000100182&lng=en&nrm=iso>. access on 20 Nov. 2018.
HOHENDORFF, JV; PATIAS, ND. Violência sexual contra crianças e adolescentes: identificação, consequências e indicações de manejo. Barbarói. Santa Cruz do Sul, 2017; 49(1):239-57.
OLIVEIRA, JR; COSTA, MCO; AMARAL, MTR; SANTOS, CA; ASSIS, SG; NASCIMENTO, OC. Violência sexual e coocorrências em crianças e adolescentes: estudo das incidências ao logo de uma década. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 19, n. 3, p. 759-771, Mar. 2014 . Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000300759&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 20 Nov. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.