Proposta curricular das escolas do campo em Remígio, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7060Keywords:
Currículo das Escolas do Campo, Educação do Campo, Formação de EducadoresAbstract
O presente relato objetiva socializar parte da experiência de formação de educadores (as) do campo e a construção do currículo escolar, desenvolvido em 05 escolas do Município de Remígio/PB, parceria estabelecida entre a Universidade Estadual da Paraíba, Polo da Borborema, Secretaria de Educação e a ASPTA. O objetivo é contribuir com a formação docente e a (re) construção dos currículos das escolas do/no campo e (re) implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP´s. A histórico da educação em estatísticas e relatórios MEC/INEP, assinalam para a invisibilidade, com que foram tratados nas políticas públicas educacionais, os sujeitos do campo. Porém, o marco definidor de ações de valorização da Educação do Campo veio por meio da LDB-9394/96 e as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo, que prevê um currículo contextualizado, considerando os saberes, identidades e culturas, priorizando pedagogias adequadas a essa população. Trabalhamos com princípios da: Educação Popular; pedagogia Freireana e pesquisa participante. Os resultados alcançados em cada atividade, são motivadores pela participação de toda comunidade escolar, em especial, as crianças, que demonstram necessárias na construção do currículo. Esse processo tornou-se fundamental para o repensar das práticas curriculares (fazeres e saberes) e nos ajuda a rever nossas próprias práticas docentes.Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.