Proposta curricular das escolas do campo em Remígio, Paraíba

Autores/as

  • Rita Cássia Cavalcante Universidade Estadual da Paraíba
  • Sidinéia Camilo Bezerra Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7060

Palabras clave:

Currículo das Escolas do Campo, Educação do Campo, Formação de Educadores

Resumen

O presente relato objetiva socializar parte da experiência de formação de educadores (as) do campo e a construção do currículo escolar, desenvolvido em 05 escolas do Município de Remígio/PB, parceria estabelecida entre a Universidade Estadual da Paraíba, Polo da Borborema, Secretaria de Educação e a ASPTA. O objetivo é contribuir com a formação docente e a (re) construção dos currículos das escolas do/no campo e (re) implementação dos Projetos Políticos Pedagógicos – PPP´s. A histórico da educação em estatísticas e relatórios MEC/INEP, assinalam para a invisibilidade, com que foram tratados nas políticas públicas educacionais, os sujeitos do campo. Porém, o marco definidor de ações de valorização da Educação do Campo veio por meio da LDB-9394/96 e as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo, que prevê um currículo contextualizado, considerando os saberes, identidades e culturas, priorizando pedagogias adequadas a essa população. Trabalhamos com princípios da: Educação Popular; pedagogia Freireana e pesquisa participante. Os resultados alcançados em cada atividade, são motivadores pela participação de toda comunidade escolar, em especial, as crianças, que demonstram necessárias na construção do currículo. Esse processo tornou-se fundamental para o repensar das práticas curriculares (fazeres e saberes) e nos ajuda a rever nossas próprias práticas docentes.

Publicado

2019-12-08

Cómo citar

Cavalcante, R. C., & Bezerra, S. C. (2019). Proposta curricular das escolas do campo em Remígio, Paraíba. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 9(7), p7060. https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7060