UMA BREVE ANÁLISE DO DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Á CONVIVÊNCIA FAMILIAR E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA ADOÇÃO “TARDIA”
Abstract
O presente trabalho é destinado a analisar, de forma breve, a aplicação da legislação pertinente como a Constituição Federal e a legislação infraconstitucional, que garante a efetivação dos direitos das crianças e dos adolescentes e o direito de crescer usufruindo de uma convivência familiar, mesmo que seja no seio de uma família adotiva. Com base na questão da adoção, tratar-se-á da problemática da adoção “tardia”, assim popularmente conhecida, que entre os fatores de idade, condição física e cor, também é um reflexo da burocracia e morosidade dos processos de adoção e das dificuldades encontradas por aqueles que vivenciam esse quadro. Ainda procurar compreender os fatores que influenciam o grande número de crianças acima de dois anos a terem mais problemas para serem adotadas e os efeitos que essa situação pode provocar em suas vidas. Para tanto, na metodologia, utilizaremos da pesquisa quanti-quali, cujo método de abordagem será o dedutivo. O procedimento técnico a ser adotado será o da pesquisa bibliográfica que consistirá no prosseguimento do texto conforme os materiais a serem apresentados. Partindo-se desse pressuposto, utilizaremos livros, sites, e textos legislativos, com a finalidade de se alcançar entendimento consoante com a realidade social que paira sobre o assunto em voga. Condizente aos objetivos da pesquisa, utilizaremos, ainda, da pesquisa descritiva e explicativa com o intuito de expor os aspectos legais e sociais, bem como os elementos descritivos do objeto ora analisado, além dos fatores que desencadeiam o seu desenvolvimento.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.