Avaliação físico-química do pãozinho de 50 gramas comercializado no interior da Paraíba
Abstract
O pão francês é o tipo de pão mais consumido no Brasil. É produzido a partir de uma mistura de quatro ingredientes básicos: farinha, água, fermento e sal, constituindo uma das principais fontes calóricas da dieta dos brasileiros, esse produto apresenta bastante variação em suas características físicas e físico-químicas. A legislação estabelece padrões de identidade e qualidade para pão, mas não define padrões específicos para pão francês. Devido à ausência de metodologia para avaliação da qualidade do pão francês, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros físico-químicos (peso, volume, volume específico, pH, acidez e umidade) do pão francês, comercializado em cinco panificadoras do município de Pombal – PB. Foram coletadas 5 amostras em cada panificadora totalizando 25 pães. As amostras foram coletadas em sacos de polietileno e transportadas para o Laboratório de Química do Centro Vocacional Tecnológico de Pombal (CVT/UFCG). Parâmetro como o volume está relacionado com a qualidade e quantidade dos ingredientes, principalmente os melhoradores e também com o processamento do produto, pão com volume excessivamente grande apresenta textura fraca, com granulosidade grosseira, não sendo aceitável como produto de boa qualidade. Volume específico ideal está entre 6 e 8 cm3/g, já as medias obtidas ficaram entre 9 e 14,2 cm3/g bem acima do padrão. Em relação ao peso as médias obtidas foram entre 41,82 e 48,17g, considerando que apenas uma das cinco panificadoras comercializavam o pão francês por peso as demais estavam descumprindo a Legislação Vigente indicada pelo INMETRO. A umidade não deve ultrapassar o máximo de 38%, portanto todas as amostras apresentaram-se dentro do padrão. O valor do pH do pão francês variou entre 5,40 e 5,66 próximo do valor considerado ótimo para este tipo de pão que é de 5,6. Em relação a acidez as médias obtidas foram de 0,05% resultado abaixo do considerado ótimo 0,25% de ácido acético/ 100 g. Observamos que a fiscalização precisa ser mais atuante para inibir o descumprimento da lei e também estabelecer padrões de identidade e qualidade para o pão francês.
Palavras-chave: pão francês, umidade, físico-químico, analise, panificadoras
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.