Avaliação microbiológica do queijo coalho comercializada na feira livre do município de Solânea – PB

Authors

  • Francilayne R. BARBOSA
  • Gizelda S. FABRÍCIO
  • Anderson V. V. OLIVEIRA
  • Wagner J. F. NUNES
  • Lindemberg A. LEITE

Abstract

O queijo coalho é um produto fabricado do leite através da fermentação láctica, esse produto é tradicional do nordeste brasileiro. O queijo coalho é de grande aceitação comercial e de grande importância na economia nordestina, sendo fonte de renda para os produtores de leite, principalmente para os pequenos produtores que residem em áreas rurais. A composição nutricional do queijo faz com que ele seja susceptível a contaminação por microrganismos, sendo que os microrganismos mais encontrados nesse alimento são os dos grupos dos coliformes, Staphylococcus aureus e bactérias aeróbias mesófilas. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a qualidade microbiológica do queijo comercializado na feira livre do município de Solânea-PB, quanto à presença de Coliformes, microrganismos aeróbios mesófilos e Staphylococcus aureus.  As amostras foram coletadas em três pontos distintos da feira livre de Solânea-PB, nos meses de maio e junho de 2010, para posteriormente serem avaliados quanto a qualidade microbiológica no laboratório de controle de qualidade de alimentos (LCQA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) Bananeiras-PB. Através das análises microbiológicas observou-se que o produto apresentou alta contaminação por microrganismos aeróbios mesófilos, Staphylococcus aureus e quanto à presença de coliformes a 35 e 45ºC. Os resultados mostraram que os queijos estavam impróprios para o consumo humano, devido ao número elevado de microrganismos encontrados, segundo a resolução RDC nº 12/2001, no que diz respeito ao número mais provável de coliformes a 35º C e coliformes termotolerantes, sendo de > 2,4 x 103 NMP/g e 1,3 x 106 UFC para S. aureus. Para bactérias aeróbias mesofilos não existem padrões exigidos pela Resolução RDC nº 12/2001. A contaminação pode ter ocorrido devido à falta de condições higiênicas em todas as etapas de produção e na comercialização desse produto ou pelo uso do leite “in natura” não pasteurizado, na contaminação do queijo após comercialização.

Author Biography

Francilayne R. BARBOSA

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Agroindústria – UFPB – Universidade Federal da Paraíba – Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, Campus de Bananeiras, 58220-000.

Published

2011-12-02

How to Cite

BARBOSA, F. R., FABRÍCIO, G. S., OLIVEIRA, A. V. V., NUNES, W. J. F., & LEITE, L. A. (2011). Avaliação microbiológica do queijo coalho comercializada na feira livre do município de Solânea – PB. Caderno Verde De Agroecologia E Desenvolvimento Sustentável, 1(1). Retrieved from https://gvaa.com.br/revista/index.php/CVADS/article/view/942