Avaliação microbiológica do queijo coalho comercializada na feira livre do município de Solânea – PB
Resumen
O queijo coalho é um produto fabricado do leite através da fermentação láctica, esse produto é tradicional do nordeste brasileiro. O queijo coalho é de grande aceitação comercial e de grande importância na economia nordestina, sendo fonte de renda para os produtores de leite, principalmente para os pequenos produtores que residem em áreas rurais. A composição nutricional do queijo faz com que ele seja susceptível a contaminação por microrganismos, sendo que os microrganismos mais encontrados nesse alimento são os dos grupos dos coliformes, Staphylococcus aureus e bactérias aeróbias mesófilas. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a qualidade microbiológica do queijo comercializado na feira livre do município de Solânea-PB, quanto à presença de Coliformes, microrganismos aeróbios mesófilos e Staphylococcus aureus. As amostras foram coletadas em três pontos distintos da feira livre de Solânea-PB, nos meses de maio e junho de 2010, para posteriormente serem avaliados quanto a qualidade microbiológica no laboratório de controle de qualidade de alimentos (LCQA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) Bananeiras-PB. Através das análises microbiológicas observou-se que o produto apresentou alta contaminação por microrganismos aeróbios mesófilos, Staphylococcus aureus e quanto à presença de coliformes a 35 e 45ºC. Os resultados mostraram que os queijos estavam impróprios para o consumo humano, devido ao número elevado de microrganismos encontrados, segundo a resolução RDC nº 12/2001, no que diz respeito ao número mais provável de coliformes a 35º C e coliformes termotolerantes, sendo de > 2,4 x 103 NMP/g e 1,3 x 106 UFC para S. aureus. Para bactérias aeróbias mesofilos não existem padrões exigidos pela Resolução RDC nº 12/2001. A contaminação pode ter ocorrido devido à falta de condições higiênicas em todas as etapas de produção e na comercialização desse produto ou pelo uso do leite “in natura” não pasteurizado, na contaminação do queijo após comercialização.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.