Elaboração de pão sem glúten: Qualidade microbiológica
Abstract
O pão é um dos produtos da panificação mais populares e consumidos no mundo, entretanto a doença celíaca limita o consumo de pão para os seus portadores. Esta caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten, caracterizada por atrofia total ou subtotal da mucosa do intestino delgado proximal e conseqüente má absorção de alimentos, em indivíduos geneticamente susceptíveis. Desta forma, visando oferecer um produto com maior valor nutritivo, boa aceitação e acessível à maioria da população com problemas na assimilação do glúten, especialmente os celíacos, o presente trabalho buscou testar a viabilidade da utilização de farinha de batata, em substituição a farinha de trigo, com adição de amido, na produção de pão de sal através da avaliação das características microbiológicas, oferecendo um produto de qualidade aos consumidores. Para a elaboração dos pães foram realizados ensaios laboratoriais para a escolha da melhor formulação, sendo obtidas duas formulações: Formulação 1 com 250g de farinha de batata e 250g de amido de milho, e Formulação 2 contendo 350g de ferinha de batata e 150g de amido de milho. Foram realizadas análises microbiológicas de Coliformes Termotolerantes, Staphylococcus Aureus, Salmonella sp., e Fungos filamentosos e leveduriformes na farinha de batata, seguindo metodologia preconizada pela AOAC. Na pesquisa de Coliformes Termotolerantes, a farinha de batata apresentou resultados (< 0,3 x 10 NMP/g de amostra) dentro dos padrões estabelecidos pela legislação vigente, assim como os resultados obtidos para pesquisa de Staphylococcus aureus (< 0,3 x 10 UFC/g de amostra) o que evidencia as boas condições higiênico-sanitárias na produção da farinha. Não foi constatado crescimento de Salmonella sp. (ausência em 25g de amostra). A presença de fungos filamentosos e leveduras foi discreta, abaixo dos valores sabidamente prejudiciais a saúde (acima de 105 UFC/g). Desta forma, verifica-se que a substituição da farinha de trigo por farinha de batata na elaboração de um pão sem glúten é uma alternativa viável e enriquecedora para produtos de panificação. Observa-se também que de acordo com os dados obtidos nesta pesquisa as duas formulações aqui sugeridas, apresentaram excelentes resultados de composição microbiológica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.