O Carrapato e seu Significado no Âmbito Produtivo da Caprinocultura do Nordeste
The Tick and its Meaning in the Productive Scope of Goat Farming inthe Northeast
Palabras clave:
sangue, controle, recursosResumen
O carrapato, inseto parasita presente em todo o Nordeste brasileiro, representa um sério desafio à produtividade da caprinocultura na região. Sua presença causa diversos danos aos animais, impactando diretamente na qualidade de vida e na produção de leite e carne. O principal problema reside na transmissão de doenças, como a tristeza bovina, a babesiose e a anaplasmose, que podem levar à morte dos caprinos. Além disso, os carrapatos causam anemia, perda de peso, queda na produção de leite e desvalorização da carne. O controle do carrapato exige medidas estratégicas e integradas, envolvendo desde a limpeza dos pastos e o manejo adequado dos animais até o uso de métodos químicos e biológicos de combate. A escolha do método ideal depende de diversos fatores, como a espécie de carrapato predominante na região, o histórico de uso de produtos químicos na propriedade e a disponibilidade de recursos financeiros. É fundamental ressaltar a importância da capacitação dos criadores de caprinos para o manejo adequado dos animais e a implementação de medidas de controle do carrapato. O acompanhamento técnico por parte de profissionais especializados também é crucial para o sucesso das ações de combate a esse parasita. Como forma de investimento no controle do carrapato, os criadores de caprinos do Nordeste podem garantir a saúde e o bem-estar dos seus animais, aumentar a produtividade da caprinocultura e contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Yasmin Hosana, Josinaldo Pereira da Silva Junior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.