GRAU DE PUREZA DE SEMENTES FORRAGEIRAS COMERCIALIZADAS NA CIDADE DE POMBAL-PB
Resumo
Tendo em vista a crescente necessidade de obtenção de sementes forrageiras que atendam a demanda dos produtores da região foi que procurou-se com este estudo avaliar a viabilidade das sementes de Panicum maximum (Tanzânia), Brachiaria brizantha (Braquiarão), Brachiaria decumbens (Braquiária), Sorghum bicolor (Sorgo Vermelho), Sorghum bicolor (Sorgo Branco), Stylosanthes capitata (Estilosante Campo Grande), Panicum maximum (Mombaça) comercializadas na cidade de Pombal – PB. As amostras das sementes foram levadas ao Laboratório de Nutrição Animal do CCTA/UFCG para ser realizada a limpeza e separação das sementes puras para posterior contagem. Foram utilizadas peneiras de analise Granulométricas nos diâmetros de 1,00 mm , 850 µm e 425 µm para a limpeza de impurezas e de resíduos encontrados nas amostras. 46% da amostra de sementes de Tanzânia, 65% de Braquiarão, 23% de Braquiária, 2% de Sorgo Vermelho, 7% de Sorgo Branco era de sugidades. O capim Tanzânia apresenta 855 sementes/g, o Braquiarao 245 Sementes/g, a Braquiária 307 sementes/g, Sorgo Vermelho 71 sementes/g, Sorgo Branco 45 sementes/g, Estilosante Campo Grande 378 sementes/g e Mombaça 865 sementes/g. Há necessidade de existir no comércio local disponibilidade de sementes mais puras e viáveis, bem como ter cuidado no armazenamento para não ocorrer interferências na fisiologia da semente.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.