EFEITO DO CÁDMIO NO CRESCIMENTO INICIAL DE ALGODÃO
Resumen
A contaminação do solo por metais pesados deve-se, principalmente, à ação antrópica, com o descarte inadequado de subprodutos e/ou rejeitos de resíduos com esses contaminantes. Esta pesquisa objetivou-se avaliar o efeito do cádmio no crescimento inicial de Gossypium hirsutum. Foram analisadas 6 concentrações experimentais (0,0; 1,0; 3,0; 6,0; 9,0; 12,0 mM) em quadruplicatas, com 25 sementes em cada placa de Petri, observando as seguintes variáveis resposta: Comprimento da parte aérea e potencial inibitório. O cádmio, a partir da concentração 1,0 mM provocou redução significativa do crescimento das plântulas em relação ao experimento controle, com potencial inibitório de, aproximadamente, 50% da parte aérea. Os resultados revelam que o cádmio tem alto poder tóxico no crescimento inicial do algodão, já em baixas concentrações, podendo interferir no estabelecimento da cultura em um solo contaminado por esse metal.Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.