APLICATIVOS PARA CONSULTA E ENSINO DE ELEMENTOS DA TABELA PERIÓDICA
Resumen
Os conteúdos de Química são vistos como de difícil compreensão pelos alunos. Por isso, os educadores precisam buscar recursos alternativos para favorecer o aprendizado deste componente curricular. Para isso, o docente precisa conhecer seus educandos e utilizar dos recursos disponíveis no cotidiano do aluno para que eles possam ser motivados a conhecer os assuntos a serem trabalhados. Por esta razão desenvolveu-se a pesquisa em tela com o objetivo de apresentar oito aplicativos, para uso e ensino da Tabela Periódica, temática essencial para a compreensão das relações estudadas na disciplina de Química. Para isso, buscou-se na loja virtual de aplicativos Play Store, jogos que contribuam para a internalização de conceitos pelo educando e, na sequência, os aplicativos foram apresentados. Desse modo, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva que visa o levantamento dos recursos disponíveis e suas funcionalidades. Como resultados identifica-se a variedade de funções nos aplicativos, a interlocução com outros aplicativos como o WhatsApp e podem ser utilizados individualmente ou de forma combinada (através de sequências didáticas). Como ponto a ser reconsiderado pelos desenvolvedores, aponta-se a necessidade de inserção de recursos de acessibilidade voltados a favorecer o uso por pessoas com deficiência sensorial.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.