FLORES DE FALSA-MENTA COMO FONTE DE RECURSOS PARA ABELHAS AFRICANIZADAS E MAMANGAVAS
Palabras clave:
Abelhas melíferas, Mamangavas, Flora apícolaResumen
A falsa-menta, (Rhaphiodon echinus Schauer), é uma planta da família Lamiaceae, perene, que se desenvolve nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil. É uma espécie herbácea que forma densas populações, apresentando potencialidades para utilização no paisagismo, sendo ocasionalmente cultivada em jazigos de cemitérios. Poucos são os registros da utilização de suas flores pelas abelhas. Assim, objetivou-se avaliar as flores de falsa-menta como fonte de recursos alimentares para as abelhas africanizadas (Apis mellifera L.) e abelhas mamangavas (Xylocopa spp.). O experimento foi conduzido em uma área de 9 m2 do município de Garanhuns, Pernambuco. Durante um período de cinco dias, das 7:00h às 17:00h, a cada 10 minutos de cada hora, foi registrado o número de abelhas africanizadas e mamangavas em visita as flores, bem como o recurso coletado (néctar e/ou pólen). Durante os dias de observações, verificou-se que as visitas nas flores, pelas abelhas melíferas, eram bem frequentes, as primeiras e raras ocorrendo, aproximadamente, às 7h, intensificando-se a partir das 8h. O pico de visitas ocorreu próximo às 12h, sendo finalizado às 17h. As abelhas mamangavas apresentaram menor frequência de visita, tendo início às 10h e finalizando às 14h. As abelhas campeiras (A. mellifera) apresentavam, aparentemente, comportamento típico de coleta de néctar, não sendo observado em nenhum momento pólen nas corbículas. Conclui-se, que R. echinus é uma planta de importância apícola na região, sendo bastante visitada por abelhas africanizadas e mamangavas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.