Utilização de galinheiro móvel na comunidade do Amaragi, Lagoa Seca-Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.18378/cvads.v9i7.7038Palabras clave:
Avicultura, Sustentabilidade, Permacultura.Resumen
O relato de experiência foi realizado no município de Lagoa Seca-PB, na comunidade do Amaragi no “Nosso Sítio” com produtores familiar em transição de Lagoa Seca -PB, com a colaboração por alunos do curso de agroecologia e agropecuária na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. Está experiência do galinheiro móvel as aves ficaram em fase de adaptação e, posteriormente foram colocadas dez galinhas em fase reprodutiva e um galo adulto. As galinhas permaneceram durante 15 dias em cada área escolhida e posteriormente eram colocadas em outra área que estava em pousio. Visualizou-se que as aves dentro do galinheiro móvel se alimentavam e ciscavam toda a área possibilitando a limpeza das ervas adventícias e incrementaram de material orgânico proveniente dos excrementos ricos em nitrogênio que é um elemento primordial para uma boa fertilização. As aves criadas em consórcio com hortas visando alimentação alternativa para as aves, facilitar o airado do solo, deixando-o adubado e agregado, para em seguida promover o levantamento dos canteiros no tamanho do galinheiro móvel desejado.Citas
GARCIA, R. G., CALDARA, F. R., ABREU, A. P. N. DEMATTÊ FILHO, L.C.D., PEDROSA, J. M. Y. Perspectivas de Mercado do Frango certificado Alternativo no estado de São Paulo-Botucatu: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, 2002. p.32.
GUZMAN, S.; Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Porto Alegre, v.2, n.1, jan./mar.2001. 30 p.
MOLLISON, B.; HOLMGREY, D. Permacultura um. Rio de Janeiro : Ground, 1979.
NEVES, M., GUELBER SALES,M.N.,HOFFMANN,R.B., OLIVEIRA,R.D., SALES,E.F.* Revalorizando as pequenas criações na agricultura familiar Capixaba Agriculturas - v. 2 - no 4 - dezembro de 2005.
GUELBER SALES, M.N. Sistematização das experiênciasdos PRRS - Pólos de reprodução da raça Sorocaba. Vitória: Incaper, 1996. 18 p.Mimeografado [3] Revista Sebrae Agronegócios - nº 7 - Dezembro de 2007, acessado em 14/08/2019, disponível em http://www.rts.org.br/noticias/destaque-4/caipira-que-da-lucro.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.