ATRAÇÃO ÀS FEZES EM Ozopherus muricatus Pascoe, 1872 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)
Palabras clave:
BROCA DO AÇAÍ, Euterpe oleracea, SEMIOQUÍMICOSResumen
O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.) pode ser considerado como a espécie mais importante do gênero Euterpe, dentre as dez registradas no Brasil e as sete que ocorrem na Amazônia. Devido ao crescimento na comercialização do açaí, houve também um aumento na área plantada e, com isto, acabou por favorecer uma maior incidência de pragas que acaba prejudicando diretamente o desenvolvimento e a produção da cultura. É o caso do curculionídeo Ozopherus muricatus Pascoe, 1872, inseto endêmico da região amazônica, encontrou nesta palmeira o hospedeiro ideal para o seu desenvolvimento, tornando-se uma praga com potencial para causar grandes perdas, estabelecendo- se nas plantações de açaí. O Manejo Integrado de Pragas (MIP) é uma importante ferramenta para o controle deste inseto, pois não há nenhum inseticida ou qualquer outro método descrito para seu controle. Tendo em vista o exposto, esta pesquisa teve por objetivo o isolamento e a identificação do feromônio de O. muricatus, bem como a avaliação da sua eficiência em laboratório, visando o controle, dentro de um contexto de Manejo Integrado de Pragas. O estudo do feromônio foi realizado com a extração dos voláteis de excrementos fecais, e análises por cromatografia gasosa, cromatografia gasosa acoplada a eletroantenografia e cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas. Os testes com os voláteis obtidos foram realizados tanto por meio do olfatômetro como em CG/EAG para determinação da atração ou repulsão do inseto. Dentre os compostos voláteis obtidos dos excrementos fecais, 7 compostos mostraram-se atrativos para machos de O. muricatus, esses compostos foram identificados. Esses resultados demonstram que os extratos de excrementos fecais são atrativos para os machos de O. muricatus e que esses compostos podem estar envolvidos na comunicação entre os insetos da cultura do açaizeiro.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.