COMPOSIÇÃO QUÍMICA E PERFIL DE AÇÚCARES DO NÉCTAR DE FLORES SOJA (Glycine max. L. Merrill)
Palabras clave:
ABELHAS, POLINIZAÇÃO, REPRODUÇÃO CRUZADAResumen
A polinização é um dos principais mecanismos de manutenção e promoção da biodiversidade. O néctar floral é uma importante recompensa para o visitante polinizador e as abelhas são responsáveis por grande parte do processo de polinização cruzada. O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade e composição do néctar de flores da soja (Glycine max L. Merrill), determinando o perfil de açúcares e demais compostos do néctar. Foram analisadas amostras de néctar das flores de seis cultivares, BRS 399RR, BRS 1001IPRO, BRS 388, Don Mario 6563IPRO, TMG 7063IPRO e Monsoy 6410IPRO plantadas no campo. As amostras foram preparadas misturando-se 2 μL do néctar das flores de soja a 550 μL com solução estoque contendo TMSP-d4 [sal de ácido 3-(Trimetilsilil) propionico-2,2,3,3-d4, 0,01%]. As análises de ressonância magnética nuclear (RMN) foram realizadas no Laboratório Multiusuário de Química de Produtos Naturais (LMQPN), da Embrapa Agroindústria Tropical, Fortaleza, CE, Brasil. Os espectros de RMN foram obtidos em um equipamento Agilent DD2, equipado com uma sonda One Probe (1H-19F/15N-31P) de detecção inversa e gradiente de campo no eixo “z“. Após caracterização das substâncias, os açúcares do néctar foram quantificados através da integração dos sinais de RMN. Os compostos detectados no néctar floral da soja foram etanol (álcool), treonina, tirosina e fenilalanina (aminoácidos) e ácido acético, e os açúcares frutose, β-glicose, α-glicose e sacarose. Na cultivar BRS 399 RR detectou-se níveis mais altos de açúcares redutores (glicose e frutose), em relação as demais cultivares e Don Mario 6563 IPRO, TMG 7063 IPRO e Monsoy 6410 IPRO apresentaram concentrações similares, mas inferiores a primeira. Sendo assim, o néctar das flores da soja apresenta níveis significativos de açúcares e compostos que podem auxiliar na oferta de alimento para os agentes polinizadores como as abelhas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.