INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA O CONTROLE DE Euscepes postfasciatus ATRAVÉS DE ÓLEOS ESSENCIAIS REPELENTES
Palabras clave:
INSECTA, IPOMOEA BATATAS, BROCA DA BATATA-DOCEResumen
Dentre os fatores bióticos e abióticos que podem limitar a produtividade da cultura da batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam., Convolvulaceae) estão os danos causados pela broca-da-raiz Euscepespostfasciatus(Fair., 1849) (Coleoptera: Curculionidae). O objetivo deste trabalho baseou-se em elaborar um manejo desta praga, pautado no pilar do uso de inovações tecnológicas para controle, através de óleos essenciais repelentes (BiProtec). O projeto foi conduzido no Laboratório de Ecologia e Comportamento de Artrópodes (LECOM) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas. A criação foi iniciada com utilização de brocas coletadas de raízes de plantas infestadas pela praga, onde foram mantidas em condições laboratoriais (25 ± 2 °C, 60 ± 10% UR e fotoperíodo de 12 h), em potes plásticos transparentes 500 mL contendo raízes tuberosas de batata-doce, que receberam manutenção a cada três dias. No tratamento foi utilizada a pasta BiProtec, oriunda do laboratório de Genética Molecular e Proteômica (GEMPRO) do CECA/UFAL. Analisaram-se as ações de não atratividade dos insetos para alimentação e oviposição em plantas com o composto essencial em contraste com plantas não tratadas, servindo como testemunha. Insetos adultos foram colocados em arenas de dupla escolha com as mesmas condições para testemunha e tratamento, onde gradualmente seria testada a repelência do composto. As avaliações de não-preferência aconteceram diariamente por três dias. Os insetos presentes no solo, folhas, ramas, raízes e estrutura da arena foram todos catalogados. Conduziram-se o experimento em delineamento inteiramente casualisados com dois tratamentos, três avaliações e cinco repetições, cada uma alojando 10 insetos. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e teste de comparação entre médias (Tukey) utilizando o programa SISVAR. Os resultados mostram que o composto BiProtec, quando aplicado em batata-doce repeliu, significativamente, adultos de E. postfasciatus por um período de até 48 horas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.