IIDENTIFICAÇÃO DE UM COMPOSTO SEXO-ESPECÍFICO PRODUZIDO POR Xyleborus sp., UM BESOURO ASSOCIADO AO CACAUEIRO
Palabras clave:
FEROMÔNIO, COLEOPTERA, CURCULIONIDAE, CACAUResumen
Coleobrocas do gênero Xyleborus Eichhoff, 1864 (Coleoptera: Curculionidae) têm ocorrência registrada desde o século XIX nos cultivos de cacau do estado da Bahia, Brasil. São consideradas vetores de Ceratocystis cacaofunesta, agente etiológico da doença Murcha de Ceratocystis. O objetivo do presente estudo foi identificar compostos voláteis sexo-específicos liberados por Xyleborus sp. Para isto, foram coletados troncos de plantas de cacaueiro infestadas com Xyleborus sp. nos municípios de Ilhéus e Mutuípe, ambas no estado da Bahia. Os troncos das plantas foram transportados para o Laboratório de Controle Biológico e Semioquímicos (LaCoBSe), na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Os insetos foram removidos das galerias formadas nos troncos e posteriormente foram separados por sexo. Para a extração dos voláteis, foram feitas aerações em câmaras de vidro, utilizando bomba de sucção a vácuo, operando com fluxo de ar de 1,0 L/minuto. Os voláteis liberados pelos insetos e carreados pelo ar foram adsorvidos em polímero, num período de 72 horas, em triplicatas para cada sexo. A eluição dos compostos adsorvidos nos polímeros foi feita com 200 µL de hexano por repetição e armazenados em freezer a -20 ºC, e posteriormente analisados por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Com base na interpretação dos cromatogramas obtidos nas análises, foi possível verificar a presença de um composto sexo-específico produzido por fêmeas de Xyleborus sp. Através da análise do espectro de massas, cálculo do índice de retenção e comparação com a literatura, este composto foi identificado como um éster insaturado. Trata-se de um composto de grande interesse por apresentar sexo-especificidade e esses dados servem de base para a pesquisa de técnicas para o manejo deste inseto em campo.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.