COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ATIVIDADE ACARICIDA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE DUAS ESPÉCIES DA FAMILIA MYRTACEAE
Palabras clave:
ÓLEOS ESSENCIAIS, B. salicifolius, C. adamantium, ACARICIDAS, COMPOSIÇÃO QUÍMICA.Resumen
Blepharocalyx salicifolius Berge e Campomanesia adamantium (Myrtaceae) são espécies arbóreas endêmicas do Bioma do Cerrado brasileiro. Conhecidas popularmente como “murta” e “gabiroba”, respectivamente, são usadas na medicina popular para o tratamento para diarreia, hipertensão, diabetes e reumatismo. Estudos fotoquímicos revelam a presença de compostos fenólicos, flavonas, chalconas e ácidos graxos nos extratos das folhas. Na literatura, o Óleo Essencial (OE) dessas espécies são relatadas por apresentarem propriedades antimicrobianas, antiinfalmatoria e antifúngica. Porém até o momento não existem trabalho referentes à ação acaricida dos óleos essenciais dessas espécies. O Tetranychus urticae (Koch) conhecido popularmente como ácaro rajado, é uma espécie cosmopolita e polifágica considerada uma das principais pragas agrícolas em todo o mundo, causando danos às hortaliças e frutas em estufas e ambientes abertos. O presente trabalho tem como objeto determinar a composição química e a ação acaricida dos OEs das folhas da B. salicifolius e C. adamantium. As folhas de B. salicifolius e C. adamantium foram coletadas no campus da Universidade Federal de Brasília, no Distrito Federal-Brasil, e os OEs foram obtidos através da técnica de hidrodestilação. A avaliação do potencial acaricida dos OEs sobre o T. urticae foi realizado através dos bioensaios de contato residual. Os OEs foram analisados por CG-EM e revelaram como constituintes majoritários o α-eudesmol (10,85%) e espatulenol (9,26%) para o óleo de B. salicifolius. Para o óleo essencial de C. adamantium foram identificados como constituintes majoritários os sesquiterpenos nootkatona (15,64%) e germacreno A (14,73%). Avaliação acaricida dos OEs revelou que ambos os óleos foram tóxicos ao T. urticae com sendo o OE de C. adamantium (CL50= 49,51 µL/mL) cerca de duas vezes mais toxico do que o OE de B. salicifolius (CL50= 82,75 µL/mL).Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.