PROPRIEDADE ANTIOXIDANTE DE DUAS ESPÉCIES DO GENÊRO Ipomoea L.
Palabras clave:
Ipomoea carnea, Ipomoea alba, DPPH, ABTS.Resumen
O gênero Ipomoea é o mais numeroso da família Convolvulaceae, com aproximadamente 500-600 espécies, distribuídas principalmente ao longo da América do Sul e Central e África. Espécies de Ipomoea são utilizadas para fins medicinais, nutricionais, ornamental e agrícola. Na medicina popular, espécies do gênero são usadas no tratamento de diabetes, hipertensão, picada de cobra e febre. Mesmo apresentando um grande número de espécies, até o presente momento não existem trabalhos referentes às propriedades antioxidantes dos extratos das folhas e flores de espécies de Ipomoea. Dessa forma, o presente trabalho avaliou o potencial antioxidante (DPPH e ABTS) dos extratos etanólicos das folhas e flores das espécies de Ipomoea carnea e Ipomoea alba. As espécies foram coletadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Análise por LC-MS dos extratos etanólicos das folhas e flores de I. alba revelou a presença de rutina, acacetina, luteolina, ácido caféico e ácido p-coumárico. Enquanto que nos extratos da I. carnea foram identificados o ácido caféico, ácido p-cumárico, luteolina, rutina, kaempferol e isoquercetina. Teste de DPPH com os extratos das folhas e flores da espécie de I. carnea revelou a Concentração Efetiva Media (CE50) de 319 e 115 µg/mL, respectivamente. Para o teste de ABTS, os extratos das folhas e flores de I. carnea apresentaram valores de CE50 = 317 e 215 µg/mL, respectivamente. O teste de DPPH com os extratos das folhas e flores da espécie de I. alba apresentaram valores de CE50 = 249 e 128 µg/mL, respectivamente. Já para o teste de ABTS foi observado que os extratos das folhas e flores de I. alba foram CE50 = 204 e 315 µg/mL, respectivamente. Esses resultados mostram que os extratos das duas espécies de Ipomoea apresentaram propriedades antioxidantes.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.