AÇÃO DO EXTRATO PIROLENHOSO DE OURICURI SOBRE Sitophilus zeamais Mots., 1855 (COLEOPTERA: CURCULIONIDAE)
Palabras clave:
GORGULHO DO MILHO, FUMIGAÇÃO, PRODUTO NATURALResumen
O gorgulho do milho Sitophilus zeamais Motschulsky, é uma praga primária de grande importância econômica, que ataca grãos de milho. Nos armazéns, geralmente é controlado por meio de expurgo ou fumigação com inseticidas químicos. A vantagem do uso da fumigação é que não deixa resíduos nos grãos, mas por outro lado existe a necessidade de um maior número de aplicações. O estudo de compostos secundários obtidos de plantas com propriedades fumigantes e repelentes tem sido amplamente difundido, visando ao controle de pragas primárias e secundárias de grãos armazenados. O objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito tóxico e a ação repelente do extrato pirolenhoso de endocarpo de coco ouricuri (Syagrus coronata) no controle do gorgulho do milho. Foi realizado um bioensaio de contato e ingestão com as seguintes concentrações do extrato: 10, 30, 50 e 70µl, com cinco repetições cada, além da testemunha. Em seguida, realizou-se um teste de fumigação com as concentrações de 150, 200 e 250µl, com 5 repetições cada, mais a testemunha. A avaliação dos testes foi realizada após 48h da montagem do experimento com a quantificação da taxa de mortalidade dos insetos. Por fim, foi efetuado um experimento de repelência com as concentrações de 2,5; 10; 20; 40 e 70µl, com 5 repetições (arenas) cada. Após 48h, os insetos presentes em cada recipiente foram quantificados para calcular o índice de repelência (IR). No teste de contato e ingestão, o extrato aplicado afetou a qualidade física dos grãos de milho, inviabilizando o experimento. No ensaio de fumigação, mesmo as concentrações mais elevadas não mostraram efetividade na mortalidade nos insetos, demonstrando baixa ação fumigante. Por outro lado, o extrato pirolenhoso demonstrou efetiva ação repelente em todas as concentrações testadas. Desta forma, conclui-se que o extrato pirolenhoso de Ouricuri apresenta, nas concentrações testadas, significativa ação repelente contra S. zeamais.Citas
RAMALHO, C. I. Estrutura da vegetação e distribuição espacial do Licuri (syagrus coronata (mart) becc.) em dois municípios do centro norte da Bahia. 2008. 131 p. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2008.
BIOWARE. A Bioware. 2014. Disponível em: < http://www.bioware.com.br/conteudo/1 /bioware.aspx>. Acesso em: 30 de out. 2019.
PRATES, H. T.; SANTOS, J.P. Produtos naturais ajudam a agricultura. Cultivar. V.2, n.18, p. 38 – 41, 2000;
KOGAN, M.; GOEDEN, R. D. The host- plant range of Lema trilineoa daturaphila (Coleoptera : Chrysomelidae : Annals of the Entomological Society of America, V. 63, p. 1175 – 1180, 1970;
COUTINHO, R. L. B. C et al. Toxicidade de óleos para adultos de Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera, curculionidae) em grãos de milho armazenados. Revista Brasileira de Armazenamento, V. 31, n.1, p. 29 – 34, 2006.;
MANIERI, E. Avaliação de plantas do Pantanal com ação insetistática para Sitophilus zeamais. 2008. 31p. Dissertação (mestrado) – Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – UNIDERP.
MÁRCIO A. G. C. TAVARES; VENDRAMIM J. P.; Bioatividade da erva-de-santa-maria, Chenopodium ambrosioides L., sobre Sitophilus zeamais Mots. (Coleoptera: Curculionidae). Neotropical Entomoly. vol.34 no.2 Londrina Mar./Apr. 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.