AVALIAÇÃO DA SOBREVIVENCIA DE LARVAS DE Plutella xylostella EXPOSTAS AO ÓLEO ESSENCIAL DE Mentha Spicata
Palabras clave:
Plutella xylostella, Mentha spicata, AZAMAX®, CARVONAResumen
Plutella xylostella (L.) (Lepidoptera: Plutellidae), conhecida popularmente como traça-das-crucíferas, é uma importante praga que ataca cultivos de Brassicas (couve, alface, acelga, repolho, etc). O controle da P. xylostella é realizado principalmente com aplicação de inseticidas comerciais que por conta de seus usos cada vez em maior quantidade podem causar danos ao meio ambiente. Como alternativa a esses inseticidas, temos o uso de óleos essenciais. Entre as espécies produtoras de óleos essenciais que se mostram promissores agentes inseticidas temos espécies do gênero Mentha. O objetivo deste trabalho foi avaliar a sobrevivência de larvas de P. xylostella expostas ao óleo essencial de Mentha spicata e o inseticida comercial, Azamax®. Análise por CG-EM do óleo de M. spicata revelou predominância da carvona (66,40±0,90%) e limoneno (19,16±0,22%). Para avaliação da sobrevivência, larvas do 3º instar de P. xylostella foram colocadas em disco foliar de couve manteiga e expostos por 12h aos tratamentos com óleo essencial de Mentha spicata e Azamax® diluídos em água e DMSO (0,1%). O controle negativo foi realizado com água destilada e DMSO (0,1%). A concentração utilizada para o óleo essencial e inseticida botânico comercial foi de 1 µL mL-1. A curva de sobrevivência foi analisada conforme método proposto por Kaplan-Meier. A P. xylostella, apresentou sobrevivência de 91,67% no controle negativo. O formulado a base de óleo essencial de Mentha spicata, apresentou sobrevivência de 3,45%. Já o controle positivo, Azamax®, teve 18,92% de mortalidade quando aplicado a concentração de 1 µL mL-1. Esses resultados revelam diferenças significativas pelo teste de Log-Rank (x2 = 15,16; DF=2; P=0,0005), entre as três curvas de sobrevivência aqui estudadas pelo método de Kaplan-Meier. Desta forma o óleo essencial de Mentha spicata se mostrou promissor na redução da sobrevivência de larvas de P. xylostella.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.