RESPOSTA ELETROANTENOGRÁFICA DE MACHOS DE Bephratelloides pomorum (Fabricius, 1808) (HYMENOPTERA: EURYTOMYIDAE) A COMPOSTOS VOLÁTEIS DE FÊMEAS
Palabras clave:
Annonaceae, BROCA DA SEMENTE, SEMIOQUÍMICOS.Resumen
A broca da semente das anonáceas, Bephratelloides pomorum (Fabricius, 1808) (Hymenoptera: Eurytomyidae), é uma importante praga que pode levar a prejuízos que variam de 70 a 100% de perdas na produção. A inexistência de inseticidas registrados para B. pomorum é um fator que aguça o interesse científico em pesquisas que buscam um método de controle eficiente, inofensivo ao homem e ao meio ambiente, a exemplo do controle comportamental. O objetivo deste trabalho é de avaliar a resposta eletroantenográfica de machos de B. pomorum. Para obtenção dos insetos foram coletados frutos de graviola em uma área comercial, sendo estes acondicionados em gaiolas até a emergência dos insetos. As fêmeas foram destinadas ao processo de aeração durante o período de atividade sexual para obtenção dos compostos voláteis e os machos, mantidos para testes eletroentenográficos. Os compostos dispersos na aeração foram retidos em polímero adsorvente Porapak® Q e a dessorção foi feita com 0,5 mL de hexano grau HPLC. Para os testes eletroantenográficos foi retirada uma das antenas de machos vivos e fixada em eletrodos de prata com gel condutor, utilizando extratos da aeração de 35 fêmeas. Foram utilizadas 10 antenas, constituindo 10 repetições, testando-se os extratos em triplicatas. Para avaliar a resposta eletroantenométrica das antenas de machos, foram investigados os seguintes tratamentos: controle com hexano e extrato puro da aeração. 10 μL de cada tratamento foram colocados em uma tira de papel de filtro dentro de uma pipeta de vidro. A magnitude de cada resposta antenal foi medida usando Syntech EAG Pro 2.0.2 (Syntech, Holanda) e o estímulo foi gerado com um controlador Syntech CS-55 com duração de pulso de 0,5s. Os dados foram analisados pela análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.