CIS-JASMONA INDUTOR DE RESISTÊNCIA PARA Aphis craccivora Koch 1854 EM Vigna unguiculata L. Walp.
Palabras clave:
FEIJAO CAUPI, CIS-JASMONA, Aphis craccivora, COVsResumen
O feijão caupi, Vigna unguiculata (L.) Walp. (Fabaceae), é uma leguminosa importante na dieta em Brasil, com uma produção anual de 841,3 mil toneladas. Um dos fatores limitantes para sua produção é o pulgão preto, Aphis Craccivora Koch 1854 (Hemíptera: Aphididae), por ser vetor mecânico de vírus. Como o intuito de estudar ação da cis-jasmona (CJ) como indutor de resistência em plantas de feijão caupi, composto descrito na literatura que este elicitor de defensa vegetal ativa os mecanismos de defesa da planta alterando a composição e emissão dos Compostos Orgânicos Voláteis (COVs.) O presente trabalho tem como objetivo estudar a ação da CJ e seu papel na ativação do mecanismo de defesa em plantas de feijão caupi, contribuindo para o desenvolvimento de uma metodologia para o controle do pulgão preto. Foram utilizados 2 genótipos de feijão caupi: Vita 7 (suscetível) e BRS-Guariba (resistente) para avaliação dos perfis dos COVs foram submetidas aos seguintes tratamentos: Controle, Infestada, Controle com aplicação de CJ e infestada com aplicação CJ. Os extratos obtidos foram analisados por cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massas (EM) para identificação dos compostos presentes em cada tratamento. As plantas dos cultivares de feijão caupi, mostram perfis de COVs distintos nos quatro tratamentos. Na comparação entre os tratamentos o cultivar Guariba com aplicação de CJ apresentou um aumento na intensidade dos seus compostos quando comparados com suas plantas controle, o que também acontece nas plantas do cultivar Vita 7. Já nos tratamentos infestada e infestada com aplicação de CJ o cultivar Vita 7 apresentou o perfil dos COVs semelhante o cultivar BRS-Guariba. o que possivelmente está relacionado com ativação dos mecanismos de resistência mediado pela CJ. Este estudo fornece um exemplo de variação nos perfis e intensidade dos COVs causadas pelo o uso indutor de resistência CJ.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.