A ECOREDE E AS AÇÕES DO PLS NO TRT DE ALAGOAS
Palabras clave:
SUSTENTABILIDADE, EFICIÊNCIA E MEIO-AMBIENTE.Resumen
A implementação da intitulada ECOREDE no Poder Judiciário é uma política estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alicerçada na Resolução CNJ nº. 201/2015, ínsito no art. 3º, inciso XII, bem como na Agenda 2030 da ONU, nos ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nº. 16 (CNJ, 2019; ONU, 2019). Em Alagoas foi instituída a ECOREDE da Justiça mediante Termo de Cooperação Técnica nº. 027/2018 - TJ/AL em que as ações priorizadas para 2018/2019 são: transversais, compras sustentáveis e compartilhadas, logística integrada de veículos, racionalização e redução de custos, destinação adequada de resíduos, capacitação da área de gestão sustentável, disseminação do uso de tecnologias sustentáveis na construção, manutenções e reformas (TJ/AL, 2019). Por sua vez, o Plano de Logística Sustentável do TRT de Alagoas tem metas estabelecidas de 2015/2020. Este trabalho teve como objetivo verificar o plano de ação de aquisições sustentáveis, o Plano de Logística Sustentável do TRT de Alagoas durante o ano de 20182019, além da ECOREDE. Foram colhidos os índices catalogados através do Proad 2784/2019 sobre as metas 2015/2018 do PLS do TRT de Alagoas, e através da análise dos dados foi possível detectar que todas as Metas do PLS foram parcialmente alcançadas, aproximadamente 49,3%, considerando-se que o PLS prevê redução de 50%, tendo em conta os dados de 2015 a 2018 (TRT19, 2019). Além desses resultados, tem-se que a implantação da ECOREDE da Justiça de Alagoas permitirá ainda mais reduzir despesas, uniformizar procedimentos de compras de materiais de consumo e de expedientes, tornando o Poder Judiciário mais eficiente, mormente porque o Brasil conta com 92 Tribunais. As referidas mudanças nas contratações de bens e/ou serviços implicarão na geração de benefícios econômicos e socioambientais para todo o Brasil (CNJ, 2019).Citas
CNJ. Plano de Logística Sustentável do CNJ. Fonte: http://www.cnj.jus.br/programas-e-acoes/pj-gestao-socioambiental/plano-de-logistica-sustentavel-do-conselho-nacional-de-justica-pls-cnj. Data de acesso: 14/04/2019.
ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. AGENDA 2030. Fonte: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso: 11/10/2019
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO. Plano de Logística Sustentável. Fonte: https://trt19.jus.br/portalTRT19/conteudo/25. Data de acesso: 25/05/2019.
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS. A ECOREDE. Fonte: http://www.tjal.jus.br/APMP-TJAL/apmp.php?pag=APMPProximasCampanhas. Acesso: 11/10/2019.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.