ATRATIVO FLORAL PARA RECRUTAMENTO E RETENÇÃO DE PARASITOIDES DE OVOS DE PERCEVEJOS
Palabras clave:
PARASITOIDE, COMPORTAMENTO, SEMIOQUÍMICOS, PLANTAS COM FLORES.Resumen
A adição de recursos florais em agroecossistemas é um método que favorece inimigos naturais e pode viabilizar uma agricultura mais sustentável. Ambientes agrícolas heterogêneos influenciam a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos associados. O controle biológico de herbívoros praga é potencializado em sistemas agrícolas mais diversificados devido ao acesso a fontes nutricionais, como néctar e pólen, que garantem a sobrevivência e reprodução dos inimigos naturais. Plantas com flores devem ser atrativas para incrementar o acesso dos inimigos naturais aos recursos alimentares. A atratividade das flores está relacionada às misturas de voláteis características das mesmas. Assim, para selecionar plantas que favoreçam o controle biológico é necessário considerar tanto a atratividade quanto o valor nutricional para favorecer o recrutamento e retenção dos inimigos naturais em campo. Na palestra serão apresentados resultados de trabalhos realizados em laboratório e campo orientados a avaliar os efeitos de flores de diferentes espécies de plantas na biologia e comportamento do parasitoide de ovos Telenomus podisi (Hymenoptera: Scelionidae), principal inimigo natural de percevejos pragas no Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.