O MONITORAMENTO ELETRÔNICO FRENTE À DIFICULDADE DE EFICÁCIA DAS MEDIDAS PROTETIVAS NOS CRIMES DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Resumen
A violência domestica contra a mulher tem sido uma “pedra no sapato” de Estado, que por sua vez, tem instituído normas/instrumentos para buscar minimizar tal condição. Um dos instrumentos originados da norma são as medidas protetivas. Entretanto, o Estado ainda não tem condições de fiscalizar de forma efetiva tais medidas. Neste contexto, o presente artigo objetivou-se em analisar o monitoramento eletrônico como forma de efetivar as medidas protetivas nos casos de violência doméstica. Para tanto, verificou-se quais os tipos e como se dá a utilização desta ferramenta, bem como a viabilidade do seu custo-benefício, para assim, avaliar se o referido apetrecho tem o condão de ser utilizado pelo Estado na fiscalização de tais medidas, com intuito de proteção da mulher. Para este fim, apresentou-se uma pesquisa de caráter aplicada, com método de abordagem dedutivo e de procedimento histórico e comparativo. Quanto à forma de abordagem a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, e em relação ao seu objetivo, possui natureza explicativa e de caráter bibliográfico-documental. Desta forma, é cediço demonstrar que onde foi implementado o uso desta tecnologia, as vitimas tem ao seu favor uma maior efetivação no que tange a finalidade das medidas, bem como é um meio com baixo custo capaz de controlar os passos do agressor e da vítima, com o intuito de reprimir novas violências.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.