RESPOSTA COMPORTAMENTAL DE MACHOS DE Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae) AO EXTRATO DE FÊMEAS VIRGENS
Palabras clave:
OLFATOMETRIA, FEROMÔNIO SEXUAL, BIOATIVIDADEResumen
Os altos custos concernentes ao manejo de Spodoptera frugiperda têm demandado métodos alternativos e sustentáveis de controle, com ênfase aos feromônios sexuais, compostos voláteis que promovem a comunicação entre os insetos, sobretudo no momento da cópula e, que podem ser utilizados para monitorar, controlar e interromper o acasalamento de lepidópteros-pragas.Assim, o trabalho objetivou avaliar a resposta de machos de S. frugiperda ao extrato de glândulas feromonais de fêmeas desta espécie. Foram utilizados 20 machos com idade variando entre 1-5 dias e alimentados com solução aquosa de mel a 10%. O extrato foi obtido da dissecação mecânica de 74 fêmeas virgens com 1-3 dias de idade. Para analisar a resposta comportamental, utilizou-se olfatômetro de vidro do tipo “Y”, com dupla escolha. Em um dos braços do “Y”, alocou-se um papel filtro impregnado com 30µL de hexano (tratamento controle) e no outro, 30µL do extrato das fêmeas.Os machos de S. frugiperdaforam observados, individualmente, durante 20 minutos, com auxílio de lanterna envolvida com 6 camadas de papel celofane vermelho. O bioensaio conduzido demonstrou que 45% dos machos permaneceram no tubo principal do olfatômetro (resposta negativa), com eventual antenação e bater de asas; 40% dos indivíduos locomoveram-se em direção ao extrato das fêmeas (resposta positiva), com elevada agitação e antenação e; 15% dos machos foram atraídos pelo hexano (tratamento controle). Tais resultados indicam que houve bioatividade do extrato, contudo, a variabilidade de idade dos machos testados, possivelmente, influenciou para que houvesse 45% de resposta negativa. Por conseguinte, recomenda-se a continuidade de estudos voltados a compreender a resposta olfativa de machos de S. frugiperda, bem como bioensaios concernentes à confirmação da atividade biológica de extratos de glândulas, a fim de facilitar o isolamento e a síntese de feromônio sexual.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.