Elaboração e avaliação sensorial de patê cremoso à base de filé de peixe Tucunaré
Resumen
Patê é um produto cárneo industrializado, obtido a partir de carnes ou produtos cárneos e/ou miúdos comestíveis das diferentes espécies de animais de açougue, transformados em pasta, adicionados de ingredientes e submetidos a um processo térmico adequado. Tucunaré (Cichla spp.) é um peixe ósseo de médio porte, com comprimento entre 0,3m e 1m, que apresenta como característica um ocelo redondo no pedúnculo caudal. O objetivo da pesquisa foi elaborar um patê com peixe Tucunaré e determinar sua aceitação sensorial. O trabalho foi realizado no Laboratório de Tecnologia de Produtos de Origem Animal, UFCG/UATA/Pombal-PB. A formulação foi desenvolvida utilizando os seguintes percentuais em (m/m): 31,3% de filé de tucunaré, 0,63% de cheiro verde em conserva, 0,37% de colorífico, 0,16% de sal, 0,08% de pimenta do reino, 15,66% de cebola picada, 0,47% de alho, 0,78% de tempero pronto sabor peixe, 0,47% de óleo de soja, 31,32% de água, 15,66% de creme de leite e 3,15% de maionese. O peixe foi temperado utilizando-se o cheiro verde, colorífico, sal, pimenta do reino, alho e tempero pronto. Em um recipiente refratário foi adicionado o óleo e a cebola que foi refogada em fogo médio, sendo adicionado o peixe temperado e logo após a água. A mistura sofreu cozimento de 5 minutos e após esse tempo foi processada no liquidificador junto ao creme de leite e a maionese. As amostras foram submetidas à análise sensorial através da avaliação dos atributos de cor, aroma, sabor, textura e sabor residual, utilizando-se a escala hedônica estruturada de nove pontos, onde a nota 9 correspondia a “gostei muitíssimo”, 8 a “gostei muito”, 7 a “gostei moderadamente”, 6 a “gostei ligeiramente”, 5 a “não gostei nem desgostei”, 4 a “desgostei ligeiramente”, 3 a “desgostei moderadamente”, 2 a “desgostei muito” e 1 a “desgostei muitíssimo”, aplicada a 30 provadores não treinados. Para o atributo cor, 56,7% dos provadores atribuíram nota 8. Para o aroma, 43,3% para dos provadores atribuíram nota 8. Quanto aos atributos sabor e textura, 53,33% e 43,33% dos provadores atribuíram, respectivamente, nota 9. Ainda para o atributo sabor residual, 36,66% dos provadores elegeram o escore 8 como nota. De acordo com as características avaliadas pode-se concluir que o patê de Tucunaré encontra-se dentro dos padrões de aceitação, sendo uma alternativa economicamente viável para sua comercialização.
Palavras-chave: Cichla spp, aceitação sensorial, patê.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.