Análise de parâmetros físico-químicos do leite produzido em uma granja leiteira de Bananeiras-PB
Resumen
A tecnologia do leite e derivados fundamenta-se no estudo da produção, composição e qualidade da matéria-prima, sendo essenciais e importantes os parâmetros físico-químicos do leite para os critérios tecnológicos na fabricação dos derivados, pois estes influenciam no rendimento, características sensoriais e qualidades nutritivas dos produtos. A realização das análises de rotina e/ou de plataforma é imprescindível para determinar a qualidade físico-química do leite. O objetivo deste trabalho foi avaliar os parâmetros físico-químicos do leite bovino produzido em uma granja leiteira localizada no município de Bananeiras-PB. As análises físico-químicas foram conduzidas no Laboratório de Controle de Qualidade de Alimentos (LCQA) pertencente ao Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As amostras foram obtidas de uma granja leiteira localizada no município de Bananeiras-PB. Foram realizadas seis coletas. Analisou-se as amostras em triplicata. O período de avaliação foi de 20 a 30 de abril de 2009. Avaliou-se os parâmetros físico-químicos de: gordura, Extrato Seco Total (EST), Extrato Seco Desengordurado (ESD), pH, acidez e densidade. Os resultados foram obtidos em médias e comparados com a legislação vigente. Quanto ao teor de gordura, as concentrações de EST e do ESD e o pH estavam de acordo com a legislação. Para acidez observou-se valores abaixo do mínimo recomendado. A densidade encontrada foi conforme o estabelecido pelas normas vigentes. Ressalta-se que do total de amostras avaliadas, 61,19% se adequaram e 38,81% apresentaram inadequação em todos os parâmetros físico-químicos analisados. Conclui-se que o leite produzido na granja leiteira apresentou uma carência de padronização nos parâmetros físico-químicos avaliados.
Palavras-chave: composição, qualidade, leite.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.