Estudo comparativo do teor de colesterol em diferentes tipos de ovos
Resumen
Os ovos são importantes alimentos, pois são fontes de proteína de alta qualidade, possuem vitaminas lipossolúveis, sais minerais e em contrapartida possuem elevada concentração de colesterol, que tornaram erroneamente o consumo de ovos em uma conduta desaconselhável. O objetivo do presente trabalho foi caracterizar o teor de colesterol em diferentes amostras de ovos. Foram avaliadas nove amostras, sendo três de galinha, três de pata alimentada com ração doméstica e três de pata alimentada com ração enriquecida, sendo a análise realizada em triplicata. O conteúdo de colesterol na gema in natura dos ovos de galinha, de pata alimentada com ração doméstica (PRDo) e ração enriquecida com Omega 3 e 6 foi determinado por espectrofotometria UV-Vis de varredura em comprimento de onda de 490 nm, no Laboratório de Microbiologia e Bioquímica de Alimentos/DN/CCS/UFPB. O conhecimento desse componente busca estabelecer a correlação das diferentes rações nos níveis de colesterol e na saúde humana. Os resultados encontrados demonstraram que o teor de colesterol médio em ovos de pata alimentadas com ração enriquecida foi 1.716,07±242,42 mg/100g de gema. Os ovos provenientes de pata alimentada com ração doméstica foi 685,46±273,06 mg/100g e nos ovos de galinha 811,73±230,95 mg/100g. Diante destes dados conclui-se que os ovos de pata alimentada com ração enriquecida apresentaram teor de colesterol superior aos ovos de galinha e de pata alimentada com ração doméstica, entretanto o conteúdo nos ovos de galinha foi maior do que o valor encontrado nos ovos de pata alimentada com ração doméstica. Essas informações desperta o nosso olhar para a incorporação do ovo de pata e galinha na alimentação humana de forma fracionada para atender as exigências da American Diabets Association que preconiza o limite de ingestão do colesterol em até 200 mg/dia.
Palavras chaves: ovo de diferentes aves, ração, conteúdo de colesterol.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.