Qualidade do ovo de poedeiras leves (Dekalb White) com diferentes níveis de proteína bruta
Resumo
A pesquisa foi realizada no Campus III (Bananeiras - PB) da Universidade Federal da Paraíba com objetivo de avaliar a qualidade do ovo de poedeiras leves (Dekalb White) consumindo dietas com redução protética, no período de 11 de Outubro de 2010. Foram utilizadas 324 aves, com nove tratamentos que foram distribuídos nas seis repetições com seis aves cada, de acordo com o delineamento inteiramente ao acaso. Foram utilizados os seguintes tratamentos para a fase de postura: T1, T6 e T8 ração = 17,0% PB, T2, T4 e T9 ração com 16,2% PB, T3, T5 e T7 ração = 15,3% de PB, referente à fase de recria. Foram analisados o peso do ovo (PO), peso da gema (PG), peso da casca úmida (PCU), peso da casca seca (PCS), peso da clara (PCL) e gravidade especifica (GE). Não foi observada interação significativa (P>0,05) para as variáveis analisadas em relação aos níveis de proteína utilizados nas rações. No T9 mostrou melhor resultado nas analises do peso do ovo, na casca seca e na analise do peso da clara, sendo assim no T8 mostrou melhor desempenho na analise do peso da gema já para o T5 ressaltou-se melhor desempenho para o peso da casca úmida e o T1 mostrou melhor resultado na analise da gravidade especifica, Para os parâmetros de qualidade dos ovos, não foram observadas diferenças significativas em relação aos demais tratamentos para todas as analises das variáveis. Notando-se que o T9 o qual corresponde a ração com 16,2% de PB obteve os melhores resultados se comparando com as aves que receberam as dietas de 17,0% e 15,3% de PB. Pode-se sugerir a utilização desta sem prejuízos no desempenho e na qualidade dos ovos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.