RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DO ABACAXIZEIRO ‘PÉROLA’ ÀS ADUBAÇÕES NITROGENADA E POTÁSSICA
Resumo
Apesar da importância da abacaxicultura para o agronegócio paraibano, existem poucas informações dos efeitos da adubação mineral sobre os aspectos fisiológicos da cultura. Este trabalho objetivou avaliar o efeito da combinação de diferentes doses N e K sobre as respostas fisiológicas do abacaxizeiro ‘Pérola’. O experimento foi conduzido em Argissolo Vermelho-Amarelo do município de Itapororoca-PB, no período de dezembro de 2014 a junho de 2015. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados, com seis tratamentos e três repetições, resultantes da combinações de doses de N e K consideradas baixas (50 kg/ha de N e 20 kg/ha de K2O), médias (300 e 350 kg/ha de N e 700 kg/ha de K2O) e altas (700 kg/ha de N e K2O). As variáveis fisiológicas, foram avaliadas aos 180 dias após o plantio e incluíram: concentração interna de CO2 (Ci – µmol mol-1), condutância estomática (gs – mol m-2 s-1), taxa transpiratória (E – mol m-2 s-1) e fotossíntese líquida (A – expressa em µmol CO2 m-2 m-1). A adubação nitrogenada e potássica, exceção feita a fotossíntese liquida, não influenciou nas respostas fisiológicas do abacaxizeiro ‘Perola’ aos 180 dias após o plantio. Plantas adubadas com 50 kg/ha de N e 300 kg/ha de K2O exibiram a maior fotossíntese líquida.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Termo de cessão de direitos autorias
Esta é uma revista de acesso livre, em que, utiliza o termo de cessão seguindo a lei nº 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil.
O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, publica a OBRA no Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, representada pelo Grupo Verde de Agroecologia e Abelhas (GVAA), estabelecida na Rua Vicente Alves da Silva, 101, Bairro Petrópolis, Cidade de Pombal, Paraíba, Brasil. Caixa Postal 54 CEP 58840-000 doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:
O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
O CEDENTE mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de divulgação da OBRA, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY.
O CEDENTE têm autorização para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista.
O CEDENTE têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.